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Texto: Levi Freire
Jr
Fotos: Marco Romero
Belém do Pará recebe
no período de 14 a 17 de abril o curso de “Turismo Gastronômico”, ministrado pelo
professor da Universidade de Barcelona, Espanha, Jordi Tresserras Juan.
O professor Jordi
apresentou, ao “trade” de turismo do Pará, as diversas vertentes e formas e fator
de desenvolvimento turístico que a gastronomia vem sendo utilizada pelo mundo, destacou
que o Pará é um destino em potencial em face de nossa ampla e diversa
culinária.
Professor Jordi Tresserra Juan em Belém do Pará. Foto: Marco Romero. |
Apesar de o Pará
não possuir um roteiro gastronômico oficial, modelo este existente em algumas
regiões da Europa, Cumpre-se ratificar e destacar que os Guias de Turismo (não
é de hoje) realizam nas operações dos “City
Tours” a divulgação da gastronomia nas diversas vertentes, no Ver-O-Peso,
por exemplo: as frutas com seus sabores
exóticos e cores vibrantes, os temperos com cheiros marcantes, os peixes frescos
de água doce e salgada, a variedade de farinhas e ao final de tudo isto ainda
faculta ao turista a possibilidade de degustação de todas estas iguarias na
praça de alimentação da feira.
Não podemos
esquecer que é este profissional, guia de turismo, que orienta o visitante, informando
quais são os restaurantes que servem comidas típicas como: a maniçoba, o
vatapá, o caruru, o pato no tucupi, etc. e ainda explica suas formas de preparação,
bem como sua origem e detalhes culturais. Sem esquecer-se de apresentar a
sobremesa e/ou aquele sorvete, característico
de nossa cidade.
Como observamos o
guia de turismo é o elo entre o turista e o local que está sendo visitado, como
bem frisou outro espanhol, Xerardo Pereiro Pérez doutor em Antropologia
Sociocultural pela Universidade de Santiago de Compostela, atualmente professor
de antropologia e turismo cultural no campus de Chaves da Universidade de Trás-os-Montes
e Alto Douro (UTAD).
O Guia de Turismo destaca-se como mediador, entre os locais e visitantes, daí a sua importância. Através das suas visitas guiadas constroem o olhar do turista e “localizam” o destino de modo a construir o exótico, um verdadeiro folclore em relação ao atrativo. Eles apresentam a janela do destino turístico, passam bastante tempo com os turistas e são os representantes da cultura local. Eles vendem imagens, conhecimentos, contactos, souvenirs, acesso, autenticidade, ideologia (PEREZ, 2009).
Neste sentido,
nunca é demais lembrar que para manter a qualidade na prestação dos serviços
turísticos o guia de turismo credenciado deverá ser contratado, sendo uma
obrigação moral e legal. Quem contrata guia de turismo credenciado mostra seu
total respeito ao turista/consumidor e ao ordenamento jurídico.
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