Levi Freire Jr. Memorial JK - Brasilia- DF. Foto: Brenda Medeiros |
O Memorial JK , inaugurado em 1981, está localizado no Eixo Monumental - Lado Oeste, Praça do Cruzeiro, em frente ao Memorial dos Povos Indígenas. Visita-lo é encontrar-se com a história da fundação de Brasília que se confunde com a história de seu fundador, Juscelino Kubitschek.
Levi Freire Jr e Brenda Medeiros no Memorial JK |
A atual capital do Brasil já tinha sido definida através de dispositivo elencado em 1891, com a primeira Constituição Republicana. Restava apenas cumprir a mudança da capital no Rio de Janeiro (Sudeste) para o Planalto Central ( Centro-oeste).
Constituição de 1891, Artigo 3º:Art 3º - Fica pertencendo à União, no planalto central da República, uma zona de 14.400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada para nela estabeIecer-se a futura Capital federal.
Levi Freire Jr. Memorial JK com as esculturas em Bronze de Sarah e Juscelino Kubitschek - Brasilia- DF. Foto: Brenda Medeiros |
É neste memorial que encontramos varias peças usadas pelo médico Juscelino que nasceu na cidade de Diamantina – Minas Gerais e que entrou na politica de forma inusitada, pois, era apaixonado por sua profissão e a qual não queria abandoná-la para seguir na politica. Entretanto, Juscelino era politico nato e depois que entrou não conseguiu mais sair.
Juscelino foi casado com Sarah, que administrou este memorial até seus últimos dias de vida, e tiveram duas filhas Márcia e Maria Estela, esta última adotada.
Levi Freire Jr no Memorial JK. " Tudo se transforma em alvorada nesta cidade que se abre para o Amanhã" - Juscelino Kubitschek |
Foi durante o governo de Juscelino (1956-1961) que o Brasil viveu um notável desenvolvimento econômico com uma rápida industrialização, principalmente no setor automobilístico. Juscelino empolgou os brasileiros com o famoso slogan “Cinquenta anos em cinco". O governo de Juscelino coincidiu com a prosperidade vivida nos Estados Unidos que naquele país ficou conhecida como “ The Great American Celebration” e aqui no Brasil o mandato de Juscelino como “ Os Anos Dourados”.
Levi Freire Jr. Memorial JK na Biblioteca Pessoal de Juscelino Kubitschek- Brasilia- DF. Foto: Brenda Medeiros |
Entretanto, no curso da história percebemos que os governos Jânio Quadros e João Goulart receberam uma herança, pois, foi no governo destes que o Brasil enfrentou grandes aumentos da divida publica interna, da divida externa e da inflação.
Juscelino veio a falecer no ano de 1976 em um acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra que liga as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, na altura do quilometro 328, próximo a cidade de Rezende no Rio de Janeiro, onde atualmente o local do acidente é conhecido como "Curva do JK". O acidente envolvendo o ex-presidente é questionado até os dias de hoje e são levantadas hipóteses de crime politico. Os restos mortais foram exumados e transferidos para o Memorial JK onde encontra-se atualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário