Aeroporto de Salvador. Foto Infraero. |
Chegamos ao Aeroporto Internacional de Salvador, Iata: SSA, no passado chamado de 02 de Julho qual referenciava um importante fato histórico: a Independência da Bahia, em 1823. Atualmente o aeroporto chama-se Deputado Luís Eduardo Magalhães, qual faz homenagem pós morte ao filho de um dos mais emblemáticos políticos do Brasil, Antonio Carlos Magalhães, ou simplesmente ACM.
O aeroporto está localizado na área metropolitana, no município de Lauro de Freitas e de acordo com a Infraero corresponde a 30% da movimentação de passageiros de todo o Nordeste. Por aqui passam diariamente, cerca de 40 mil pessoas, empregos são gerados de forma direta e indireta um numero que fica em torno de 16 mil.
O movimento também está nos céus de Salvador, uma média de 240 pousos e decolagens, com voos domésticos e internacionais, está na lista dos mais movimentados do Brasil, ficando em 9º lugar no ranking Brasil e 15º no ranking América Latina.
Corredor de Bambus. Foto Levi Freire Jr |
De cima e de baixo o aeroporto chama atenção, possui uma área de aproximadamente, 7 milhões de metros quadrados e está encravado em meio a dunas e a vegetação nativa. Um dos símbolos do aeroporto é o seu corredor de bambus, que se estendem a quase 1 km pela rodovia ( 800 metros), e até se tornou um dos cartões postais da cidade, vale uma parada para fotos.
História
O aeroporto foi inaugurado em 1925, chamava-se Santo Amaro do Ipitanga, por necessidades de adequação para a guerra e atendendo a orientações do governo estadunidense foi reconstruído em 1941 pela Panair do Brasil, em 1955 teve seu nome alterado para 02 de julho e em 1998 para Luis Eduardo Magalhães.
Voos Domésticos e Internacionais
De Salvador saem voos diários para todo o Brasil, companhias aéreas como Tap, American Airlines, Air Europa, Sata Internacional e Condor ligam de ponto a ponto o Brasil com a Europa e o Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário