Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

quarta-feira, 7 de março de 2012

O Forte São Marcelo - Salvador - Bahia by Levi Freire Jr

No próximo dia 29 de março o Forte São Marcelo completaria seis anos (2006) de reabertura à visitação pública. Sem dúvidas uma data memorável para se comemorar o resgate deste patrimônio e, por conseguinte a história da Bahia e do Brasil.

"O Umbigo da Bahia"- Foto: Nilton Souza. Visite: http://www.niltonsouza.com.br/ 

A reforma (na realidade o restauro) aconteceu através das iniciativas públicas, Prefeitura de Salvador, e privadas como as empresas Lojas Insinuantes e LG. É claro que a reforma aconteceu sob o atento olhar do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan e com a supervisão da ONG que administrava o Forte, a Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares – Abraf.


O Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo ou simplesmente “O Forte São Marcelo”, foi construído no século 17, possui elementos que o torna único, por exemplo: a sua forma arredonda e circular que permitiam à sua artilharia atirar em qualquer direção e a construção ter sido feita sobre um banco de areia rodeado de mar. O forte está inserido em um contexto de verdadeira beleza compondo um cenário intrigante de quem olha a baía de todos os santos de cima ou a partir da cidade alta de Salvador.


Elevador Lacerda, Mercado Modelo e ao fundo o São Marcelo 

No entanto, ao nos deparamos com a história logo percebemos que este forte não foi criado somente para compor os cartões postais, construído em 1650 visava combater principalmente os holandeses que entre 1624 e 1638 por ali já atracavam. Assinam a obra os engenheiros franceses Felipe Guiton e Pedro Garcin, que se sucederam na empreitada. É importante ilustramos que o São Marcelo sofreu duas reformas no século XVIII, alcançou na segunda metade daquele século seu maior poder de fogo com 54 peças de bronze e ferro.


Levi Freire Jr - Salvador - Bahia - Brasil - Ao fundo Forte São Marcelo 
 O forte foi erguido em pedra de cantaria de arenito até a linha d'água e em alvenaria de pedra irregular até 15 metros de altura e teve em 1812 a inclusão de um anel que circunda o torreão (uma torre larga ou uma torre no alto de um edifício) central do Forte.


Uma curiosidade a acrescentar é que o São Marcelo é o único de formato circular das Américas o qual recebeu carinhosamente do escritor Jorge Amado o apelido de “O Umbigo da Bahia”.


O São Marcelo ainda participou ativamente nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia, consolidada em 02 de julho de 1823.


Outra curiosidade interessante a ser destacada é que o forte foi o principal “relógio público” de Salvador, disparando tiros que ressoavam num raio de 80 quilômetros, às 4h da manhã e às 9h da noite.



O forte São Marcelo por dentro.

Durante a visita passeamos pela história da Bahia, as salas abrigam exposições permanentes e temporárias além da midiateca com um banco de dados sobre a Cidade de Salvador, onde estavam dispostas informações históricas e socioeconômicas armazenadas em vídeos, encenações e projeções virtuais. O forte também disponibilizava uma área para eventos na parte externa.

Estas atrações estão desativadas (veja abaixo o quadro: como chegar) mas, ainda podemos percorrer o forte e imaginar um “encontro” memorável com personagens históricos. Ao percorrer as salas podemos “visualizar” alguns presos ilustres como Bento Gonçalves, da Revolução Farroupilha, e Cipriano Barata, líder da Revolta dos Alfaiates e o Barão de Sergy que ali estiveram presos.


Neste lugar sem janelas, pequeno e quente, ficavam aprisionados cerca de 125 homens.
A minissérie "A Casa das Sete Mulheres" retratou o líder da revolução do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves fugindo do Forte nadando! No entanto, os dados históricos retratam que o mesmo saiu da prisão pela porta da frente, escoltado por militares, após dois dias e não quatro, como foi retratado pela obra televisiva.

Como Chegar:

Até o ano passado,2011, logo depois do carnaval o forte foi “desativado” para as visitações públicas. O forte abrigava os museus: Memória do Mar e Memórias da Cidade. Intrigado com o fechamento para visitação pública, entrei em contato com o Centro Náutico e falei com a sra. Josélia ( 71) 3243-3056/3242-4082 fui informado que o forte estava agora sob as égides do Iphan. Entrei em contato com o Iphan e falei com a sra. Ruby Schmidt (71) 3321-0133/3321-0459/3321 que gentilmente esclareceu as dúvidas sobre a visitação do forte.


O São Marcelo ao fundo e  no detalhe a direita o Centro Náutico da Bahia.

O motivo alegado é que atualmente o forte está sem uma administração em virtude do término do contrato com a administração anterior. Faz-se necessário um processo licitatório para que uma nova administração seja incorporada e faça a gestão do forte. Perguntei sobre a visitação e a sra. Ruby me informou que qualquer pessoa pode visitar o forte desde que faça um agendamento prévio informando os dados dos documentos de identidade.

O trajeto até o forte que era feito em 5 minutos e fazia parte da administração passada, bastava para isto comprar um ingresso no valor de 10 reais (ida e volta) no Centro Náutico da Bahia, bem em frente o Mercado Modelo. Este serviço não existe mais! Para chegar ao forte é necessário contratar um barco particular.


Levi Freire Jr
Guia de Turismo

Um comentário:

  1. Que aula maravilhosa, parabéns!
    Bjos no coração.
    Elimario Freire

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...