Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Visita ao Congresso Nacional By Levi Freire Jr

Levi Freire Jr. Congresso Nacional - Brasília - Distrito Federal. Foto: Brenda Medeiros

Texto: Levi Freire Jr
Fotos: Brenda Medeiros e A. Aviz 


 É impossível não se deslumbrar com a beleza arquitetônica do Congresso Nacional e de tudo mais que vemos em seu entorno. É aqui que encontramos a sede do Poder Legislativo: O Senado Federal e a Câmara dos Deputados. O conjunto arquitetônico é formado pelo prédio mais alto do Plano Piloto (28 andares) e de duas cúpulas, uma para cima (Câmara dos Deputados) e outra para baixo (Senado Federal). Quem assina a obra é o renomado arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 05 de dezembro de 2012.

“A Obra Prosseguiu. Não se tratava de um prédio isolado, mas de um palácio que constituíram a Praça dos Três Poderes, onde com os outros deveria ser integrado. E o afastamento existente me preocupava, e tanto, que mantive a cobertura do Congresso no nível das avenidas. Queria que a vista dos que chegassem passasse sobre ela, entre as cúpulas, até aquela praça. E o palácio surgiu simples e monumental. Com as cúpulas soltas no ar, destacando a importância hierárquica que representam. Era a integração da técnica com a arquitetura. Duas coisas que devem nascer juntas e juntas se enriquecer” – Oscar Niemeyer. (Fonte: Jornal Correio Brasiliense, em 25 de fevereiro de 1999).

Visitar o Congresso Nacional é programa obrigatório para todos que visitam a capital federal, por aqui encontramos muito mais do que vemos nos noticiários televisivos. Logo na entrada somos recepcionados por servidores treinados para receber o turista, em visitas guiadas e gratuitas. Enquanto aguardamos pelo inicio do tour no Salão Negro (o nome é em razão a cor do piso), podemos escrever em postais aos amigos e parentes, estes são distribuídos gratuitamente e o selo já está pago.

Levi Freire Jr. Congresso Nacional - Brasília - DF. Foto: Brenda Medeiros

Chega a hora da visita e o Relações Públicas do Senado, Fernando, nos chama para ver um vídeo para entendermos melhor o funcionamento das duas casas do legislativo federal. Vídeo.

Levi Freire Jr. "Alegoria de Brasília" Di Cavalcanti. Foto: Brenda Medeiros.

Ao caminharmos pelos corredores do Congresso nos deparamos com várias obras de arte, dentre elas a “Alegoria de Brasília” óleo sobre tela que possui 283cm x 881 cm, de autoria do artista Di Cavalcanti, localizada no Salão Verde da Câmara do Deputados.


Levi Freire Jr no Gabinete do Presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), aqui podemos sentar à mesa, exceto na que é reservada ao presidente. Foto: Brenda medeiros

Foto: A. Aviz

Um dos momentos mais esperados é a visita ao Plenário Ulysses Guimarães, em homenagem ao deputado que presidiu a Assembléia Constituinte de 1988. Ao chegarmos somos convidados a escolher e tomar lugar em um dos 396 assentos que curiosamente não são suficientes aos 513 e tão pouco são definidos, sendo a preferencia para os lideres dos partidos.  O número de assentos é insuficiente porque ao longo dos anos o numero de deputados foi aumentando. Na época em que o plenário foi construído sobravam lugares. Existem mais outros dois assentos adaptados para portadores de necessidades especiais.

Levi Freire Jr. Plenário Ulysses Guimarães. Foto: Brenda Medeiros

Outro ponto alto da visita é o Plenário do Senado Federal. A “casa” é menor, pois, possui um número menor de parlamentares, 81 senadores. Aqui os lugares são previamente fixados em ordem alfabética dos estados brasileiros. Aqui encontramos várias curiosidades a tapeçaria azul possui desenhos ( a bandeira do Brasil e a Catedral de Brasília) que não são fixos, são feitos com o aspirador de pó. Ao centro vemos um busto de Rui Barbosa e um crucifixo, crucifixo que também vemos no Plenário da Câmara.

Levi Freire Jr no Plenário do Senado Federal. Foto: Brenda Medeiros.


Levi Freire Jr no Plenário do Senado Federal. Foto: Brenda Medeiros.


Finalizamos o passeio com o “ Túnel do Tempo” que liga o prédio principal ao Anexo 2 do Senado, aqui existem painéis que contam a história do Senado desde sua criação em 1824, pela Constituição Imperial, até os dias atuais.

Levi Freire Jr no Túnel do Tempo - Senado Federal. Foto: Brenda Medeiros.


Visitas: Diariamente de 9h30 às 17h, inclusive em feriados. Ocorrem a cada 30 minutos. Contatos:  visitas@camara.gov.br, telefones (61) 3216-1771 (dias úteis) e (61) 3216-1768 (finais de semana e feriados). Não é permitido pessoas trajando bermudas ou shorts, nem chinelos.



Referências Bibliográficas:
<http://www.congressonacional.leg.br/portal/>.  Acesso em 06 agosto 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...