Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

sábado, 27 de julho de 2013

Memorial JK By Levi Freire Jr


Levi Freire Jr. Memorial JK - Brasilia- DF. Foto: Brenda Medeiros


O Memorial JK , inaugurado em 1981, está localizado no Eixo Monumental - Lado Oeste, Praça do Cruzeiro, em frente ao Memorial dos Povos Indígenas. Visita-lo é encontrar-se com a história da fundação de Brasília que se confunde com a história de seu fundador, Juscelino Kubitschek. 


Levi Freire Jr e Brenda Medeiros no Memorial JK


A atual capital do Brasil já tinha sido definida através de dispositivo elencado em 1891, com a primeira Constituição Republicana. Restava apenas cumprir a mudança da capital no Rio de Janeiro (Sudeste) para o Planalto Central ( Centro-oeste). 

Constituição de 1891, Artigo 3º: 
Art 3º - Fica pertencendo à União, no planalto central da República, uma zona de 14.400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada para nela estabeIecer-se a futura Capital federal. 
Levi Freire Jr com as esculturas em Bronze de Sarah e Juscelino Kubitschek. Aqui no Memorial JK encontramos objetos pessoais como o carro Galax, roupas, joias, condecorações, mostra fotográfica com registo de momentos históricos da construção de Brasília. Foto: Brenda Medeiros

Levi Freire Jr. Memorial JK  com as esculturas em Bronze de Sarah e Juscelino Kubitschek - Brasilia- DF. Foto: Brenda Medeiros

É neste memorial que encontramos varias peças usadas pelo médico Juscelino que nasceu na cidade de Diamantina – Minas Gerais e que entrou na politica de forma inusitada, pois, era apaixonado por sua profissão e a qual não queria abandoná-la para seguir na politica. Entretanto, Juscelino era politico nato e depois que entrou não conseguiu mais sair. 

Juscelino foi casado com Sarah, que administrou este memorial até seus últimos dias de vida, e tiveram duas filhas Márcia e Maria Estela, esta última adotada. 

Levi Freire Jr no Memorial JK. " Tudo se transforma em alvorada nesta cidade que se abre para o Amanhã" - Juscelino Kubitschek 

Foi durante o governo de Juscelino (1956-1961) que o Brasil viveu um notável desenvolvimento econômico com uma rápida industrialização, principalmente no setor automobilístico. Juscelino empolgou os brasileiros com o famoso slogan “Cinquenta anos em cinco". O governo de Juscelino coincidiu com a prosperidade vivida nos Estados Unidos que naquele país ficou conhecida como “ The Great American Celebration” e aqui no Brasil o mandato de Juscelino como “ Os Anos Dourados”. 
Levi Freire Jr. Memorial JK  na Biblioteca Pessoal de Juscelino Kubitschek com mais de 3 mil exemplares, entre elas uma preciosa coleção de William Shakespeare, presente da rainha Elizabeth, da Inglaterra, ao presidente do Brasil. Brasilia- DF. Foto: Brenda Medeiros

Levi Freire Jr. Memorial JK  na Biblioteca Pessoal de Juscelino Kubitschek- Brasilia- DF.
Foto: Brenda Medeiros


Entretanto, no curso da história percebemos que os governos Jânio Quadros e João Goulart receberam uma herança, pois, foi no governo destes que o Brasil enfrentou grandes aumentos da divida publica interna, da divida externa e da inflação. 

Juscelino veio a falecer no ano de 1976 em um acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra que liga as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, na altura do quilometro 328, próximo a cidade de Rezende no Rio de Janeiro, onde atualmente o local do acidente é conhecido como "Curva do JK". O acidente envolvendo o ex-presidente é questionado até os dias de hoje e são levantadas hipóteses de crime politico. Os restos mortais foram exumados e transferidos para o Memorial JK onde encontra-se atualmente. 


Memorial do Cerrado - Goiânia - Goiás By Levi Freire Jr.

Dicas, Elogios, críticas e sugestões ao Memorial do Cerrado. 

Levi Freire Jr no Memorial do Cerrado - Goiânia - Goiás - Brasil. Foto: Brenda Medeiros.
Visitar o Memorial foi um dos pontos altos da visita à cidade de Goiânia. Possui um fantástico acervo, mas, infelizmente é pouco divulgado, pouco visitado pelos turistas e não muito conhecido dos residentes, pois, ao dirigir para a PUC – GO, em  razão da má sinalização, fui obrigado a parar diversas vezes e pedir informações. Das dez pessoas consultadas, nove não souberam informar a localização do Memorial do Cerrado. Mesmo dizendo para estas pessoas que o memorial estava no Campus II da PUC – Pontifícia Universidade Católica de Goiás as pessoas insistiam em nos encaminhar para o Setor Universitário, sentido completamente oposto.

Levi Freire Jr.  Árvores fossilizadas. Foto: Brenda Medeiros.


Atenção Órgãos municipais e estaduais responsáveis pelo turismo em Goiânia! Vamos melhorar a sinalização dos pontos de interesse turísticos? Vocês possuem uma linda cidade, mas o turismo precisa ser melhor fomentado.

Levi Freire Jr. PUC - GO - Campus - II. Foto: Brenda Medeiros.
   
Bem... Nos perdemos, mas nos encontramos e chegamos ao campus II da Puc. Na entrada fomos recepcionados por seguranças simpáticos que nos encaminharam para a recepção do Memorial. Fomos muito bem recebidos, com um belo sorriso da Sra. Ana Paula.  Mas, além de elogios é necessário pontuarmos algumas questões que chamaram minha atenção, como operador do turismo é meu dever informar com o escopo de que mudanças aconteçam.

Levi Freire Jr. Foto: Brenda Medeiros.


O Memorial do Cerrado é mantido pela Fundação Aroeira, em co-parceria com a PUC-GO. Como disse anteriormente, o local é incrível e imperdível, mas, não está totalmente preparado para o turismo, necessitando alguns ajustes operacionais.

Em várias cidades visitadas no Brasil, nunca tive minha entrada cobrada em qualquer local de interesse turístico, estando com grupo ou não, e para isto sempre bastou apresentar a Credencial de Guia emitida pelo MTur, e ter  a entrada imediatamente autorizada. Entretanto, mesmo me identificando como guia de turismo e apresentando a credencial, fui compelido a pagar o ingresso (Inteira R$ 8,00, Meia: R$ 4,00) o que gerou certo constrangimento, pois, mesmo argumentando que esta é uma das atribuições constituídas ao guia de turismo e que estas estão tuteladas pela Lei Federal 8.623/93, no artigo 5º, alínea “e”, a negativa foi contundente e para evitar maiores constrangimentos e não prejudicar o passeio paguei a entrada. É preciso salientar que não trata-se do valor pago e sim do cerceamento de direitos.

Art. 5º Constituem atribuições do Guia de Turismo:

e) ter acesso gratuito a museus, galerias de arte, exposições, feiras, bibliotecas e pontos de interesse turístico, quando estiver conduzindo ou não pessoas ou grupos, observadas as normas de cada estabelecimento, desde que devidamente credenciado como Guia de Turismo;
Levi Freire Jr a caminho da Recepção do Memorial do Cerrado. Foto: Brenda Medeiros.

A título de informação, nos USA e Europa os estabelecimentos não são obrigados a aceitar a credencial do guia de turismo brasileiro, pois, esta é subordinada ao ordenamento jurídico do Brasil, ainda assim, sempre recebi gratuidade. Neste sentido, podemos fazer a leitura de que fora do Brasil recebemos através de “acordo de cavalheiros” e bom senso, a gratuidade; aqui no Brasil, mesmo existindo uma lei federal a PUC – GO e a Fundação Aroeira se negam a otimizar o acesso,  mostrando total desrespeito ao profissional guia de turismo e a atividade turística. 

A lógica é bem simples, enquanto empresário quero que minha empresa e meu produto seja divulgado, correto? Se a PUC/GO e a Fundação Aroeira tivessem visão holística tratariam o Memorial do Cerrado como empresa/produto turístico... Quem é que divulga os atrativos turísticos? O guia! Então quero mais é que este profissional conheça meu produto para poder divulgar! Simples assim...


Talvez, o fato de estar na contramão do processo turístico, hoje realizado em todo o mundo e em muitas cidades brasileiras, explique o porquê do local ser tão pouco percebido pelos residentes, tão pouco visitado pelos turistas e estar ocioso, se comparado com o potencial de visitação que poderia ter, já que seu acervo é maravilhoso e interativo.

Levi Freire Jr no Museu de História Natural  Foto: Brenda Medeiros.

Bem... Realizadas as devidas formalidades, seguimos para conhecer os espaços do Memorial do Cerrado que estão divididos em quatro partes, todos interativos: 1 – Museu de História Natural, 2 – Vila Cenográfica, 3 – Quilombo e 4 – Aldeia Indígena Timbira. 

Fomos informados que a monitora nos acompanharia até a entrada do Museu de História Natural, e que daquele ponto prosseguiríamos sozinhos.

Levi Freire Jr no Museu de História Natural  Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr no Museu de História Natural  Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr no Museu de História Natural  Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr no Museu de História Natural  Foto: Brenda Medeiros.

Visitar sozinho não é ruim, até prefiro, pois, posso fazer o meu ritmo. Entretanto, para que você faça a visita por si mesmo o acervo precisa estar meticulosamente identificado, o que em vários espaços não estava. Por exemplo, no Museu de História Natural, encontramos alguns fósseis que não possuem identificação, expostos sem qualquer proteção, durante toda a nossa visita não visualizamos nenhum segurança ou monitor, exceto o rapaz na entrada. Tais fatos se repetiram na vila cenográfica que também estava com pouquíssima identificação. Não conseguimos conhecer o Quilombo e a Aldeia, porque estão fechados para manutenção e por isto ficará para a próxima oportunidade.

Levi Freire Jr. Na Vila Cenográfica de Santa Luzia que retrata os primeiros povoados com influencia portuguesa na região central do Brasil. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr no Bordel da Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr no Bordel da Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr no Bordel da Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr na Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr na Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr na Venda da Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr na escola da Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr na Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr na Vila Cenográfica de Santa Luzia. Caldo de cana e Beiju.  Foto: Brenda Medeiros.

Nossa visita foi mais proveitosa porque encontramos com um grupo de jovens, de vários locais do Brasil e do exterior, que estavam se “aquecendo” para a viagem que fariam de Goiânia para o Rio de Janeiro para participarem da Jornada Mundial da Juventude, em razão disto o engenho e a casa de farinha estavam funcionando. 


O Memorial do Cerrado, por certo mereceu receber em 2008 o título de local mais bonito de Goiânia e apesar das criticas que fiz acima em nada desmerece sua importância enquanto projeto que retrata a região Centro-Oeste do Brasil que é linda e rica, seja na cultura, seja na natureza. 

Visite! 



sábado, 20 de julho de 2013

Parque do Areião - Goiânia - Goiás By Levi Freire Jr

Levi Freire Jr. Entrada do Parque do Areião - Goiânia - Goiás. Foto: Brenda Medeiros. 



Goiânia, cidade planejada, fundada em 24 de outubro de 1933, possui muitas as áreas verdes, muitas praças e muitos parques, dentre eles o Parque Areião, localizado na região Sul. Trata-se de uma área de preservação que foi idealizado ainda no Plano Original da cidade, em 1938. 


Levi Freire Jr. Parque do Areião. Foto: Brenda Medeiros

O nome do parque é uma alusão as três nascentes do Córrego Areião. Por aqui a educação ambiental é constante, encontramos inclusive uma área chamada de Vila ambiental que tem o escopo de educar crianças e adolescentes criando uma consciência critica sobre a necessidade de preservar o patrimônio natural, a abordagem é feita de forma lúdica o que facilita o aprendizado e a internalização do conhecimento apreendido. 


Levi Freire Jr. na Vila Ambiental - Parque do Areião. Foto: Brenda Medeiros



Levi Freire Jr. Vila Ambiental - Parque do Areião. Foto: Brenda Medeiros.

O parque possui uma área de 215 mil metros quadrados, sua entrada é gratuita e está aberto diariamente entre 8 e 17 horas. Por aqui você pode unir o útil ao agradável, pois, além do contato com a natureza você pode fazer cooper em uma pista de quase 2 quilômetros e meio, fazer ginástica, usar o campo de futebol, trazer a criançada brincar em um parquinho ou simplesmente relaxar embaixo das árvores, muitas são típicas do cerrado. 

Levi Freire Jr. Vila Ambiental - Parque do Areião.
Foto: Brenda Medeiros.

Fique atento para contemplar os pequenos animais que circulam livremente pelo parque. Pede-se não alimentar os animais, pois, podem ter a saúde comprometida, já que recebem alimentação especial. 




Fiquei encantado com a aérea denominada “Estar dos Bambus” que além de propiciar uma sombra formidável traz muita paz e tranquilidade, perfeito para relaxar em meio a movimentada Goiânia. 

Levi Freire Jr. Parque Areião - "Estar dos Bambus". Foto: Brenda Medeiros.



Levi Freire Jr. Parque Areião - "Estar dos Bambus". Foto: Brenda Medeiros.
Levi Freire Jr. Parque Areião - Relax no "Estar dos Bambus". Foto: Brenda Medeiros.






segunda-feira, 15 de julho de 2013

Memorial dos Povos Indígenas By Levi Freire Jr.

Levi Freire Jr. No Memorial dos Povos Indígenas. Foto: Brenda Medeiros 
Texto: Levi Freire Jr.
Fotos: Brenda Medeiros 

Ao visitarmos Brasília somos condicionados a pensar que a capital do país está reservada apenas a decisões politicas e a ser sede de várias instituições públicas e privadas. 



Entretanto, quando visitamos com o olhar de turista passamos a observar uma cidade que além de possuir uma arquitetura deslumbrante, possui a preocupação em manter viva a história do povo brasileiro. 

São vários museus existentes na cidade, dentre eles, o Memorial dos Povos Indígenas que tem o escopo de preservar a memória dos primeiros brasileiros. É aqui no memorial que encontramos a diversidade das culturas indígenas, com as nuances de cada povo: seja na língua, no artesanato ou no comportamento.


Levi Freire Jr. No Memorial dos Povos Indígenas. Foto: Brenda Medeiros  


O prédio, moderno, possuí uma forma espiral que nos remete a uma habitação indígena (Maloca) e de acordo com algumas literaturas sobre o local, este teria sido inspirado nas malocas das tribos Yanomami. Foi construído em 1987 e recebe a assinatura de Oscar Niemeyer.


Levi Freire Jr e estátua  em bronze de quase 2 metros de altura e pesando cerca de 300kg. Representa um pajé, pessoa de destaque em certas tribos indígenas.
Brasilia. Foto: A. Aviz


Foi aqui que aprendi com uma antropóloga que não é correto dizermos yanomamis, Karajás, Tapajós, Marajoaras, ou seja, quando nos referirmos a uma etnia devemos cita-la sem flexionarmos para o plural, sendo o correto: yanomami, Karajá, Tapajó, Marajoara, etc.. 

Levi Freire Jr. No Memorial dos Povos Indígenas. Foto: Brenda Medeiros 



Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK.
Horário de visitação: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Telefone: (61) 3344-1154 / 3342-1156
E-mail: agendamento.mpi@gmail.com



Referencias Bibliográficas:
<http://www.sc.df.gov.br/nossa-cultura/museus/memorial-dos-povos-indigenas.html> Acesso em: 15 Julho 2013

Diversidade - Memorial dos Povos Indígenas By Levi Freire Jr

Levi Freire Jr. no Gramado do Memorial dos Povos Indígenas. Brasilia/DF. Foto: Brenda Medeiros 
Muito ouvimos sobre diversidade, mas sabemos efetivamente seu conceito? Aplicamos de forma eficaz em nossos relacionamentos interpessoais? 



A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na interseção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.”Fonte:  Wikipédia.


Levi Freire Jr. no Gramado do Memorial dos Povos Indígenas. Brasilia/DF. Foto: Brenda Medeiros 




sexta-feira, 12 de julho de 2013

Goiânia - Goiás - Cidade Planejada By Levi Freire Jr

Levi Freire Jr na Avenida Goiás - Na cidade de Goiânia - Brasil 
Esta cidade, capital do estado de Goiás, foi influenciada pelo modelo de cidade-jardim, modelo do urbanista Ebenezer Howard, que em seu projeto ratificou a importância de áreas verdes para uma cidade e com isto se deu a construção de várias praças e parques.  Goiânia ostenta o título de "Capital Verde do Brasil", o projeto da cidade é do urbanista Atíllio Corrêa Lima e inaugurada em 1935.

Alguns autores afirmam que a origem do nome da cidade teria sido "herdado" de um poema épico de Manuel Lopes de Carvalho publicado no Livro "Goyania".

Avenida Goiás. Foto: Levi Freire Jr 


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Saudades da Minha Mãe - Tocantins By Levi Freire Jr

Ao ver esta placa parei o carro na mesma hora. Impossível não me emocionar. Saudades da Minha Mãe Adelaide Freire.


Quem dera encontrar minha mãe nos próximos 500 metros, mas é certo que ela permanece presente em meu coração e em meus pensamentos, sempre! Um dia iremos nos encontrar. Te amo mãe querida! 

Levi Freire Jr. Tocantins - Brasil 

Levi Freire Jr - Tocantins - Brasil 

Lead When Others Follow By Levi Freire Jr

Levi Freire Jr. TO - 348 - 60 km distante de Palmas Tocantins.



Levi Freire Jr. TO - 348 - 60 km distante de Palmas Tocantins.

Levi Freire Jr. TO - 348 - 60 km distante de Palmas Tocantins.

Levi Freire Jr. TO - 348 - 60 km distante de Palmas Tocantins.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...