Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

terça-feira, 4 de junho de 2013

Levi Freire Jr entrevista a Cantora e Atriz Gigi Furtado, em Belém do Pará.



Como disse em outro post aqui no meu blog, o Pará é um celeiro de talentos. Tive oportunidade de conversar com Gigi Furtado talentosíssima cantora e atriz, e até pude “tietar” um pouco. São 03h da manhã e minha conversa com Gigi Furtado acontece de forma bem descontraída e alegre, logo após um show. Gigi Furtado além de um Grande talento possui um tipo de sorriso que amo! Sou apaixonado por pessoas que sorriem com os olhos e com a alma. Em nossa conversa, que foi breve, mas muito gostosa, falamos sobre Belém do Pará, a relação da cantora com a cidade, o inicio de sua carreira e planos para o futuro. 


Gigi Furtado, educadora, atriz, cantora com formação erudita. Ministrou cursos de canto popular em algumas escolas de Belém, com destaque para a Academia de Música e Tecnologia (AM&T), Fundação Curro Velho (Casa da Linguagem) e o projeto Escola Comunidade, pioneira no projeto pela Fundação Carlos Gomes por três anos. 
Como atriz, fez trabalhos como o de Valdo Resende (SP), onde interpretou Cascudinho, homenagem a Luís da Câmara Cascudo, na peça intitulada “VAI QUE É BOM, O CASAMENTO DO PARÁ COM O MARANHÃO” (tournée pelo estado do Pará em 2008). 
Como cantora lírica participou de Master Class com expoentes do cenário musical: Jô Ella Tod (EUA), Ednéia Oliveira (MG), Reginaldo Pinheiro (PA), Carol Hill (EUA), Clóvis Afonso André (GER), Bill Ferrara (EUA) entre outros.
Integrou diversas óperas, destaque: GIANNI SCHICCHI de Puccini onde foi solista em uma pequena tournée pelo estado do Pará e CARMEN de Bizet onde interpretou Mercedes no festival Internacional de Ópera da Amazônia 2009. Participou de vários festivais e concursos líricos, em 2012 conquistou o título de “Melhor Intérprete” do Festival da Música Brasileira da TV RBA. 
Contatos: gigifurtado@gmail.com, (91) 8174-5567, (91) 8123-9864



Confira a entrevista e a agenda de Shows para o mês de junho:


Levi Freire Jr – Gigi, antes de falarmos de seu trabalho, vamos falar um pouquinho sobre você e sua relação com a cidade de Belém? Em primeiro lugar você nasceu aonde? 

Gigi Furtado – Ahhh eu nasci aqui nesse cenário fabuloso... Cheio de mangueiras... Belém, que me presenteia todos os dias com seus aromas, seus sabores, belas vozes e grandes compositores. O calor do paraense que não é apenas literal, mas faz parte do nosso cartão postal... Viu como Belém desperta a poética? ( Risos). Passei minha infância no bairro do Jurunas, cheguei a dançar nas festas juninas no Rancho Não Posso me Amofinar (muitos risos).



Levi freire Jr – Qual a tua relação com a cidade e de que forma você definiria Belém? 

Gigi Furtado – Minha relação com Belém é íntima e intensa... hoje bem mais do que antes, ademais minha realidade é boêmia. Acabo de cantar querendo começar risos... Os bares, os teatros, os pontos turísticos, os petiscos hummmm... é como diz uma amiga “A doce e sedutora Belém”. Definiria Belém como um livro bem grande com aroma de patchouli, receitas de nossa cozinha típica, trechos de Edyr Proença, Paes Loureiro, Paulo e Ruy Barata e outros tantos tão fantásticos quanto, fotografias em preto e branco e fotografias tão coloridas quanto as saias rodadas das meninas que bailam ao cair da tarde. Letras de carimbó, de samba, do brega, partituras de Waldemar Henrique, Wilson Fonseca... Vem pra cá... vem! 



Levi Freire Jr – Gigi, Belém é um lugar encantador, bons lugares para curtir, passear e relaxar não faltam. Existe algum lugar especial pra você? Qual lugar em Belém você elegeria como sendo seu, aquele cantinho especial? 

Gigi Furtado – ESTAÇÃO DAS DOCAS... minha segunda casa. É o primeiro lugar que me vem à mente sempre.

Estação das Docas - Belém - Pará - Brasil - Amazônoa. Foto: Levi Freire Jr.
Levi Freire Jr na Estação das Docas que Gigi se refere na entrevista. É um dos cartões postais mais lindos e organizados de Belém do Pará. Visita Obrigatória.  


Levi Freire Jr – Como nasceu sua relação com a música? 

Gigi Furtado – Eu era aquela adolescente empolgada que saia com o violão debaixo do braço pra encontrar os primos na casa da vovó. Todo domingo tínhamos uma musiquinha nova pra mostrar (risos), até que um dia uma tia nos falou sobre as inscrições no conservatório Carlos Gomes e fomos nos aventurar... eu queria tocar violão mas minha idade estava um pouco acima da média (16 anos) e o único instrumento que estava de acordo era o CANTO LÍRICO. 

Como assim? Fiquei arrasada, mas titia não desistiu e disse: minha filha se inscreva, faça o teste e QUANDO (ela acreditou em mim) passar, você faz amizades com professores de violão, peça dicas, daí você aprende a cantar e a tocar violão. Topei... Fiz o teste e passei e os meses se passaram apenas com aulas teóricas, leitura rítmica, partituras e um belo dia eu passando em frente ao auditório ouvi uma cantora dando um show sem nenhum recurso técnico... nada de caixa amplificada, microfone e coisa e tal e fiquei boba. Era a bela e encantadora de abelhas, pessoas, e de qualquer bichinho que se movesse (risos)... Adriane Queiroz (paraense). Naquele instante eu resolvi ser cantora lírica e estudei pra tal. Eu concluí meu curso. 

Levi Freire Jr – Quem te influenciou? Quando você começou a cantar? Qual estilo musical? 

Gigi Furtado – Cantar com uma orquestra começou a fazer parte do meu sonho e foi quando eu descobri as Big Band’s e junto com ela: Ella Fitzgerald, Dinah Washington, Liza Minelli, Sinatra, Streisand... Leny Andrade que me apresentou o samba jazz, com seu swingue, batuque, a improvisação que me fizeram querer montar um trabalho mais específico... o samba afro jazz (e suas vertentes) que é o que faço hoje com minha banda de príncipes “ OS CAVALEIROS DE JORGE” . É tão mágico o meu momento com eles que parece que posso fazer tudo. Nossa bossa às vezes um pouco mais acelerada e um pouco incrementada, nosso samba improvisado regado a batuques afros, a presença de Gershwing em alguns sambas, o soul de Sandra de Sá, Tim e Simonal em partido alto e a presença constante de obras imortalizadas por Clara. 



Levi Freire Jr – Planos para o futuro?
Gigi Furtado – Espero que até o término deste ano estejamos com nosso primeiro menino nos braços. Já já vamos começar e que seja querido e desejado por todos ( Risos).




AGENDA DE SHOWS - JUNHO 2013

QUARTAS: CASA D’ NOCA ÀS 22H 
SEXTAS: RESTÔ MUNICIPAL ÀS 23H
DOMINGOS: ARMAZÉM 2 – ESTAÇÃO DAS DOCAS  ÀS 12H 30
                              FAVELA CHIC ÀS 18H

06/ JUNHO: MASON POMME D’OR ÀS 18H “SOUL SAMBA”
12/ JUNHO: PÁTIO BELÉM SHOPPING ÀS 17H “ROMÂNTICOS”
14/ JUNHO:  BAR TEATRO FRONTEIRA  ÀS 21H  “ SO IN LOVE”  - JAZZ/ BLUES/ BOSSA
18/ JUNHO:  TRIBUNAL ÀS 20H  “VÔO DE LIBERDADE ”  EM PRÓL DA COMUNIDADE PARA CO-DEPENDENTES QUÍMICOS.
26/ JUNHO: TEATRO GASÔMETRO  ÀS 20H  “PARTE DE MIM” – SHOW DA CANTORA ADRIANA MALATO COM PARTICIPAÇÃO E DIREÇÃO MINHA.
28/ JUNHO: TEATRO GASÔMETRO ÀS 20H “SÃO JOÃO COM GONZAGÃO” SHOW DE YURI GUEDELHA COM PARTICIPAÇÃO MINHA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...