|
Levi Freire Jr no Coração da Cidade de Bruges/Bélgica, The Grote Markt ou Market Square. Na foto percebemos que a arquitetura preserva seu traçado original, na idade média este local era chamado de Fórum e aqui grande parte da história do povo belga aconteceu: Festas populares, manifestações diversas, batalhas. Em cada lado da praça percebemos vários estilos de edificações o que nos faz viajar por diferentes séculos. Ao fundo você também visualiza a estátua que homenageia Jan Breudel e Pieter de Cominc, Heróis Nacionais que lideraram o levante contra os franceses em 1302.
|
Visitar Bruges é mergulhar, literalmente, na cidade que é conhecida como Veneza do Norte, além deste titulo, em 2000 recebeu da UNESCO o de Patrimônio da Humanidade.
Bruges é uma cidade muito charmosa e por estar próximo a Bruxelas,
cerca de 90 Km, faz que muitos turistas incluam no roteiro.
A melhor opção de se
chegar a Bruges é de trem, e se você estiver em Londres ou Paris é bem legal programar
uma visita até esta cidade medieval que hoje basicamente vive do turismo.
Paris/ Bruges – 294 km - de trem é bem pertinho.
Bruges/ Londres – 282 km - de trem é bem pertinho.
Em Bruges fala-se o Flamengo, uma espécie de holandês, e isto apavora os turistas, mas se você fala um pouco de inglês ou Francês irá conseguir se comunicar pelo menos para pedir comida e água.
|
Vamos ler em Flamengo? Standaard Boekhandel é uma livraria. Foto: Levi Freire Jr |
Ao abordarmos superficialmente a história de Bruges
percebemos que por volta do século XIII esta cidade foi um grande centro
comercial e industrial, industria têxtil, qual se consolidou no século XV e começou a se extinguir no século XVI. Uma curiosidade a ser citada é que neste importante período econômico Bruges possuiu o dobro da população de Londres.
|
Levi Freire Jr no Campanário de Bruges, construído entre os séculos XII e XVI . Possui 83 metros de altura oferecendo uma vista fantástica da cidade, possui 47 sinos. Para chegar ao seu topo é necessário encarar os seus 366 degraus. o segundo andar do prédio Bruggmuseum, onde localiza-se o campanário, dedica-se a contar a história do campanário.
|
O atual porto de Bruges foi construído no século
XIX e fica longe da cidade, não sendo o mesmo da época da idade média, onde Bruges
era conectada ao mar através de canais. Com o passar dos anos perdeu esta
conexão deixando a cidade isolada o que fez com que aos poucos o comércio
declinasse.
|
Passeios de Charrete na Praça do Burg. Levi Freire Jr em frente a Prefeitura de Brugge - Stadhuis. A esquerda construída em 1534 a Velha casa dos Arquivistas. Também na Praça Burg, em uma entrada com acesso muito discreto a Heilig Bloedbasiliek ou Basílica do Sangue Sagrado, aqui nesta igreja encontra-se uma relíquia do cristianismo, de acordo com a tradição, trata-se uma garrafa que contem o sangue de Jesus Cristo preservado, todas as 6ª Feiras é mostrado ao público. Fiquei vários minutos contemplando o interior desta igreja, é impar! No mês de maio acontece uma procissão internacionalmente conhecida, os moradores de Bruges vestem-se com roupas históricas encenando algumas história da Bíblia, bem como a chegada do Conde de Flandres, este teria trazido a relíquia a Bruges, em 1250. A basílica está divida em duas capelas construídas no século 12.
|
O Burg é a segunda
praça de Bruges aqui encontramos a Prefeitura de Bruges construído em 1376 em
estilo gótico
|
Levi Freire Jr e Carla Elvira - Bruges - Bélgica |
Caminhe pelas ruas de Bruges, mas não se perca, e para isto, tome como referencia a torre do Campanário, e o Burg, não deixe de se deliciar com a feira na praça principal da cidade, além de muitas frutas da região você encontra artesanato, comida típica, etc. etc. etc. Não deixe de conhecer a Igreja de Nossa Senhora ou Notre-Dame, lá você encontra uma das poucas obras de Michelangelo que estão fora da Itália, Maria com o menino Jesus.
Levi Freire Jr pelas Ruas de Bruges - Bélgica. Na rua Breidelstraat que liga as duas principais praças da cidade, Markt e Burg, você encontra várias lojinhas que vendem as famosas rendas, souveniers e hummmm...os chocolates, dentre as marcas famosas temos Neuhaus e Godiva. Brugge é a cidade das cervejarias belgas e se você aprecia uma boa cerveja não deixe de experimentar, mas atenção, é proibido beber pelas ruas.
Os famosos canais que dão o título de “Veneza do Norte” são
perfeitos para um passeio de barco, portanto, é um passeio obrigatório! Neste passeio
você verá de perto a arquitetura em
estilo gótico.
|
Canais de Brugge - Levi Freire Jr - Bruges - Bélgica |
|
Levi Freire Jr nos canais da Veneza do Norte - Bruges - Bélgica |
|
Levi Freire Jr nos canais da Veneza do Norte - Bruges - Bélgica |
|
Levi Freire Jr nos canais da Veneza do Norte - Bruges - Bélgica |
Sem dúvida o livro: "Um dos mil lugares para conhecer antes de
morrer" de Patrícia Schultz, está certo! Eu já
estive em Bruges pelo menos umas 4 vezes, e você o que está esperando?