Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sou Feliz, Sou Guia de Turismo! 10 de Maio dia do Guia de Turismo By Levi Freire Jr

Levi Freire Jr no Museu do Louvre - Paris - França. A famosa Pirâmide Invertida  que foi bem destacada nas paginas do Livro "O Código da Vinci" de Dan Brown  



Queridos, 

Fui agraciado por Deus com vários dons, e sabemos que dons são presentes. Dentre eles, fui presenteado com uma profissão que me fez e faz conhecer pessoas, lugares, aromas, sabores e sentimentos dos mais diversos. Parafraseando o grande rei Roberto Carlos “se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”. Declaro que vivi momentos maravilhosos ao longo destes 15 anos de atividade turística, vivi todos os tipos de lágrimas: de emoção, de tensão, de ansiedade, de medo, e de tristeza e de muitas alegrias!

Quando decidi partir paras as atividades jurídicas, muitos me disseram: “você é louco de deixar uma profissão maravilhosa aonde você recebe para passear”. As duas afirmativas estão equivocadas. A primeira é que nunca deixei o turismo e a segunda é que o guia não passeia, não da forma como muitos pensam (risos), o guia é o profissional responsável por acompanhar, orientar, informar e principalmente solucionar conflitos e eventualidades que possam ocorrer ao longo de uma viagem, a responsabilidade é eeeeenoooorme. Em todos os sentidos.

Lembro-me de vários momentos emocionantes ao longo de minha carreira, dentre eles, o de uma senhora que escolheu os meus ombros para derramar suas lágrimas e dizer: “Levi, por toda minha vida sonhei em entrar na Basílica de São Pedro (Vaticano) e agora estou aqui, muito obrigada”. Outra situação foi a de uma senhora que ao desembarcar no aeroporto de Lisboa começou a chorar, e eu agoniado perguntei se ela estava passando mal e ela me respondeu: “Não Levi, pelo contrario, estou muito bem, pois, sempre sonhei em conhecer Portugal, terra de meu saudoso pai, e hoje estou aqui”.

Não podemos esquecer que em nossa profissão temos que conviver com as eventualidades das estradas. Lembro-me de uma situação curiosa, na qual tive um problema mecânico no ônibus, em pleno sertão nordestino! O horário? Quatro da manhã. O celular? Não funcionava! Não passava uma viva alma pelo local. O que fazer? O primeiro desafio era o de manter todos calmos e seguros até que conseguíssemos solver a questão. A cerca de 100 metros do local havia uma casa, fui até lá e pedi para os moradores me ajudarem me cedendo o fogão para fazer um café, a srª Me disse: “ moço, ajudo sim, mas temos que fazer o fogo (o fogão era a lenha) fui ajudar a fazer o fogo (até hoje ainda não aprendi rs) e fizemos o café, chamei os passageiros, ficamos no pátio da casa e vimos um dos mais lindos nascer do sol de minha vida, com um café tipicamente nordestino.

Quando estamos com nossos passageiros temos que transformar expectativas e sonhos em realidade. Se o guia tem 40 passageiros, são 40 universos diferentes e o desafio é transformar grupos heterogêneos em grupos mais homogêneos possível. Temos a missão de levar e de trazer pessoas em segurança para seus lares e familiares, temos a missão de informar de maneira lúdica e principalmente de fazer a conexão do turista com o local o qual ele esta visitando.

Com isto, percebemos que a missão do guia de turismo é árdua e complexa e que este precisa renunciar, muitas vezes, à própria vida social e pessoal. Viajamos acompanhando grupos e pessoas em momentos de festa e confraternização, como: Natal, Reveillon, Semana Santa, Carnaval, férias escolares, etc., e não entendam isto como uma reclamação, mas como esclarecimento de que muitas vezes a profissão chega a ser um sacerdócio, e sacerdócio fazemos com e por amor.

E é em nome deste amor que eu e meus colegas nos esmeramos para oferecer aos nossos turistas, e futuros amigos, o melhor de nós, pois, é impagável ver o sorriso, a emoção de um turista ao visitar e conhecer aquele local que durante muitos anos habitava apenas o imaginário daquela pessoa, e que nós ajudamos a tornar realidade. Para mim, Levi Freire Jr, é maravilhoso receber um abraço e ouvir um muito obrigado, pois, a missão foi cumprida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...