Foto extraída da Internet. |
Att. Excelentíssimo Senhor Prefeito
de Benevides/Pa, Ronie Silva.
Sr. Prefeito, desculpe
incomodá-lo, mas não vejo outra opção, por isto, peço ajuda a vossa senhoria. É notório que o
problema de abastecimento de água é falho em nosso município. Por aqui vamos
nos virando como podemos, já sabemos o horário em que a água chega e vai
embora, e com isto, nos prevenimos enchendo baldes, caixas e até a piscina é
utilizada como reservatório.
No entanto, no último dia 30 de
Janeiro, quarta feira, a água foi embora e não voltou mais, hoje completa 5
dias, 120 horas que eu e muitos moradores do bairro Independente estamos às
secas. Tal situação me fez lembrar nossos irmãos do Sertão e Agreste
Brasileiro, me fez pensar em quantos transtornos e quantas agruras eles passam
por lá, sei que não estamos vivendo nem 1% dos sofrimentos de nossos irmãos
nordestinos, mas passar um dia sem água já causa um transtorno terrível,
imagine dias.
Com isto, é claro, que não quero
comparar as dificuldades do Nordeste com a Amazônia, afinal, estamos na maior
bacia hidrográfica do mundo e Benevides, especificamente, possui até fontes de
águas minerais que são exploradas por algumas empresas. Aqui na cidade das
águas, afinal, além das fontes temos diversos igarapés, viver a situação de
escassez é completamente antagônico e ridículo.
Extraída da Internet. |
Bem, as louças e as roupas estão
se acumulando, a casa esta suja, pois, a diarista não tem água para limpar, na
geladeira água só se comprar, e é com esta mesma água mineral que conseguimos
dar um tapa no corpo e fazer de conta que se toma banho.
O mais irônico de tudo isto é o
Atenção enorme na contra capa do carnê de pagamento:
“Colabore para a boa manutenção do sistema de água pagando suas contas em dia. O atraso superior a 02 (dois) meses implicará na suspensão e/ou corte do fornecimento de água.”
Sr. Prefeito, tenho pleno
conhecimento que água é vida e que a suspensão desta ocasiona uma série de
constrangimentos, tenho conhecimento de minhas obrigações enquanto consumidor
que é o de efetuar o pagamento pelo serviço prestado, até quitei antecipadamente
o carnê, de uma única vez. Mas, também tenho conhecimento que o serviço não
está sendo prestado de forma eficiente e eficaz, pelo menos não nos últimos 14
meses que estou por aqui. Sei de minhas
obrigações, mas sei também de meus direitos, e ter água é um "fundamental" (salvo discordâncias doutrinárias), e por certo é um direito difuso.
Pelo exposto, é que peço a vossa
senhoria tomar as medidas necessárias, através da SEMISU – Secretaria Executiva
Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos – Divisão de Água, no sentido de
solver este problema de forma definitiva. É certo que a secretaria e a Saebe –
Sistema de Água e Esgoto de Benevides, possuem também obrigações, qual seja, a
de prestar um serviço eficiente, eficaz e efetivo.
Subscrevo-me, respeitosamente,
Levi Freire Jr.
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