A Permissão Internacional para Dirigir, PID, ou Licença Internacional para Condução LIC é o documento que regulamenta a habilitação brasileira quando conduzindo veículos em outros países.
Muitos de nós já alugamos e retiramos carro no exterior bastando apresentar a habilitação categoria B e o passaporte. Em caso de uma fiscalização, por uma autoridade policial, estes dois documentos são bem aceitos, por exemplo, no trecho Miami – Orlando onde o número de turistas brasileiros é alto.
Atenção! De acordo com reportagem do site viajeaqui, a partir de 1º de Janeiro de 2013, o Estado da Flórida passou a exigir a PID. Entretanto, as informações estão desencontradas. A lei existe, mas estaria temporariamente suspensa por confrontar o Tratado de Genebra. Na dúvida, é melhor o excesso do que a omissão, portanto, tire sua PID.
No entanto, precisamos atentar para as especificidades de alguns destinos que além da habilitação e do passaporte cobram o PID. Conheço o caso de uma família que viajando pelo interior do Estado do Missouri, USA, foi fiscalizada e como a autoridade policial não compreendeu as informações da CNH, foram todos para a delegacia a fim de prestar esclarecimentos, foi necessário entrar em contato com a embaixada brasileira para resolver a questão.
Não transforme suas férias em um pesadelo, seja previdente. Evitar transtornos é um dos principais argumentos em favor da habilitação internacional.
Perguntas frequentes
Onde a Pid é válida?
A PID é válida nos países signatários da Convenção de Viena.
Onde posso emitir A PID?
No DETRAN de seu Estado, o boleto para pagamento poderá ser emitido pela internet.
Quem pode solicitar a PID?
Só é permitida a emissão de boleto da PID para condutores com a CNH – Carteira Nacional de Habilitação, que esteja válida e que seja do modelo novo (com foto).
Não é permitida a emissão de boleto da PID para condutores com CNH com impedimento ou restrição administrativa e/ou com 20 ou mais pontos na CNH.
Qual a Validade da PID?
A validade da PID será a mesma da CNH.
Atualizado em 22.02.2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário