O Ver-o-Peso é um complexo formado pela Praça dos Pescadores, Solar da Beira, pela maior feira ao ar livre da América Latina, mercado de ferro, mercado de carne, doca do Ver-o-Peso, Praça do Relógio, pela feira do Açaí e Ladeira do Castelo. Um dos símbolos de Belém do Pará e uma das maiores atrações turísticas. Este abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais orindos do interior paraense e que chegam até a cidade principalmente por via fluvial.
O Complexo do Ver-o-Peso está localizado às margens da baía do Guajará, seu nome faz jus às chamadas Casas do Haver-o-Peso, projetadas no Brasil para conferir o peso exato das mercadorias e cobrar os respectivos impostos para a coroa portuguesa. No final do século XIX e XX, o local que temos hoje por Complexo sofreu uma série de modificações tanto funcionais quanto em sua paisagem se adaptando às necessidades e gostos da Belle Époque. Foi nessa época que houve aterramento da Baía do Guajará, amplicação do Mercado de Carne, construção do porto e o Mercado de Ferro. O conjunto foi tombado pelo IPHAN, em 1997. Segundo a Secretaria Municipal de Economia, o mercado injeta diariamente mais de 1 milhão de reais na economia paraense, comercializando uma enorme quantidade de produtos, entre frutas, peixes, ervas, ferragens, roupas e muito mais. Uma média de 50 mil pessoas transitam por dia no local, entre consumidores e trabalhadores, num total de 1 milhão e meio por mês.
Aprenda mais sobre o Ver-o-Peso, veja o documentário sobre a história, economia, curiosidades. O guia de turismo Levi Freire Jr fala ao programa Via Brasil da Globo News: http://www.youtube.com/watch?v=mG5aRxuc2SA
Levi Freire Jr
Marav ilhoso Levy!!! Amo minha terra!
ResponderExcluirMax