Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Mercado de Aracajú By Levi Freire Jr

 
Aracaju - Sergipe - Foto: Levi Freire Jr

Texto e fotos: Levi Freire Jr 

Curta nossa Fan Page: Aqui

Quando pensamos em mercado no nordeste vem logo à cabeça: artesanato. Mas se você é daqueles que não gosta ou não quer fazer compras fique tranquilo, pois aqui você também encontrará motivos para, vir, frequentar e se apaixonar. Isto porque o mercado está intrinsecamente ligado à alma da cidade, aliás, visitar uma cidade e não ir ao seu mercado é perder um pouco de aula de sociologia e antropologia “in loco”... Que nos diga o Mercadodo Ver-o-Peso em Belém do Pará.


Aracaju - Sergipe - Foto: Levi Freire Jr
Aracaju - Sergipe - Foto: Levi Freire Jr
Aracaju - Sergipe - Foto: Levi Freire Jr
Aracaju - Sergipe - Foto: Levi Freire Jr


O Mercado de Aracajú, oficialmente Mercado Municipal Governador Albano Franco", está dividido em três, assim temos:  O Mercado de artesanato; o Mercado de especialidades, onde encontramos ervas, flores, queijos, farinhas, etc. e o Mercado de hortifrútis onde além das frutas  e especiarias típicas da região encontramos também de outras regiões, por aqui além da tradicional castanha de caju encontrei até a Castanha do Pará.

Aracaju - Sergipe - Foto: Levi Freire Jr
Aracaju - Sergipe - Foto: Levi Freire Jr
Aracaju - Sergipe - Foto: Levi Freire Jr
Aracaju - Sergipe - Foto: Levi Freire Jr

Aracaju - Sergipe - Foto: Levi Freire Jr


No mercado de artesanato encontramos alguns restaurantes que não é só para turista não, pois, os aracajuanos são frequentadores assíduos. Um dos restaurantes famosos por aqui é o Caçarola, onde podemos saborear um sururu, um sarapatel e o famoso "camarão de cueca", ao leite de coco... a sobremesa ... hummmm "moça virgem", doce de banana com sorvete de tapioca. 


Aracaju - Sergipe - Foto: Levi Freire Jr
Aracaju - Sergipe - Foto: Levi Freire Jr

Museu da Gente Sergipana – Aracajú. By Levi Freire Jr


Levi Freire Jr no Museu da Gente Sergipana - Aracaju.
Simplesmente fantástico, um museu que adotou os conceitos mais modernos de museologia, assim, por ser um museu com muita tecnologia disponível aos visitantes de forma a integra-lo aprendemos sobre a cultura e arte sergipana de uma forma divertida. Podemos compara-lo com o Museu da Língua Portuguesa e com o Museu do Futebol, ambos em São Paulo.

O Museu da Gente Sergipana é o primeiro em todo o nordeste brasileiro no formato apresentado, ou seja, com recursos de multimídia e sua execução foi possível com recursos do Banco do Estado de Sergipe – Banese, juntamente com o Governo do Estado.

Click nas fotos para ampliar. ( Fotos Levi Freire Jr)














Além da multimídia é importante destacarmos que o prédio escolhido para abrigar o museu, trata-se do antigo Colégio Atheneu Dom Pedro II, ou simplesmente Atheneuzinho, prédio histórico construído no inicio do Século XX, em 1926 pelo presidente da Provincia de Sergipe Del Rei, Grancho Cardoso. Na época o principal centro de formação educacional do Estado. O prédio ainda serviu de sede para vários órgãos públicos até ser desativado em 1996, quando então o Banese em 2009 inicia as obras de restauração, sendo em 2011 inaugurado o Museu da Gente Sergipana.


Colégio  Atheneu Dom Pedro II Foto: Levi Freire Jr.

Logo na entrada, uma estátua do Zé Peixe, uma das personalidades da cidade e do estado, que bem representa esta Gente Sergipana, cheia de força e fibra! 


Quem foi Zé Peixe? Aracaju - Sergipe. By Levi Freire Jr


Zé Peixe - Aracaju - Sergipe. Foto: Levi Freire Jr

Curta nossa Fan Page: Aqui


José Martins Ribeiro Nunes, ou simplesmente Zé Peixe foi um Prático, aqueles profissionais que orientam as embarcações na entrada e saída dos portos.

E o que ele tem de especial ou diferente dos outros práticos?
O que Zé Peixe tinha de especial era a forma incomum de trabalhar, ele simplesmente nadava! Isto mesmo! Quando as embarcações se aproximavam da Barra do Rio Sergipe ele ia ao encontro nadando, ou ficava aguardando em uma boa de sinalização e quando terminava as orientações pulava do navio e voltava apara a costa nadando...

Zé Peixe - Aracaju - Sergipe. Foto: Levi Freire Jr

O mais incrível é que Zé Peixe, que faleceu em 2012 aos 85 anos, continuou na ativa até os 82 anos, quando solicitou a Marinha em 2009 seu afastamento de forma definitiva.

 Veja os Vídeos de Zé Peixe Trabalhando:

Vídeo 01- Jornal Nacional 


Vídeo 02 - Entrevista Parte 01


Vídeo 03 – Entrevista Parte 02



Zé Peixe - Aracaju - Sergipe. Foto: Levi Freire Jr
Em vida Zé Peixe recebeu várias homenagens e agora recebe os visitantes logo na entrada do Museu da Gente Sergipana, onde é lembrado como um dos sergipanos mais notórios de todos os tempos.

Zé Peixe - Aracaju - Sergipe. Foto: Levi Freire Jr

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Praia do Saco – Sergipe By Levi Freire Jr


Praia do Saco . Foto: Levi Freire Jr 
Curta nossa Fan Page: Aqui

A Praia possui 5 km de extensão, água morna e tranquila, areias finas, mas pela praia em si,  não valeu a pena, pois em razão das chuvas os passeios pelos arredores e pelas dunas ficaram comprometidos, sendo estes o ponto alto da praia.
 Entretanto, a viagem pelos 76 km a partir de Aracaju até o município de Estância, onde esta localizada a praia do saco, foi uma experiência valiosa, pois, pudemos mergulhar na cultura a partir do contato com o povo do interior e aprendermos um pouco mais sobre a história já que foi aqui em Estância que as ordem religiosa dos Jesuítas desembarcaram pela primeira vez no estado do Sergipe.

Praia do Saco . Foto: Levi Freire Jr 

 Importante frisar que é uma praia bonita sim, talvez a chuva realmente tenha comprometido o passeio, mas estamos nos preparando para dar uma segunda chance ao saco já que não deve ter sido a toa que foi eleita como uma das praias mais bonitas do mundo, de acordo com a publicação francesa “grands Voyageurs”.

 Veja a reportagem do Jornal Hoje: Aqui


Praia do Saco . Foto: Levi Freire Jr 

Daqui é possível conhecer Mange Seco, já na Bahia, que ficou famosa pela novela Tieta.


Praia do Atalaia – Aracajú – Sergipe. By Levi Freire Jr


Levi Freire Jr e Grupo em Aracaju - Sergipe - Orla do Atalaia.
Curta nossa Fan Page: Aqui

A Orla do Atalaia é um dos cartões postais da Capital Sergipana, ao todo são seis quilômetros de extensão com várias opções de lazer que possibilitam uma melhor qualidade de vida. 
Levi Freire Jr em Orla do Atalaia - Aracaju - Sergipe  

Por aqui encontramos uma infraestrutura propícia para prática de esportes, são pistas de Cooper, ciclovia, área para esportes radicais como skates, lagos artificiais onde pode ser utilizado para o windsurf, além de quadras poliesportivas.


Pela noite a diversão é garantida nos bares e restaurantes de uma área conhecida como passarela do caranguejo. 


Levi Freire Jr  e Beijanine em Orla do Atalaia - Aracaju - Sergipe  


Meu restaurante favorito em Aracaju: Restaurante “O Miguel”. By Levi Freire Jr

Levi Freire Jr e Miguel - Restaurante O Miguel - Aracaju - Sergipe
Curta nossa Fan Page: Aqui

O nordeste sempre foi um dos meus destinos favoritos, seja pelas praias, pelo povo, pelo alto astral, mas principalmente pela comida farta...

E assim, os restaurantes acabam virando paradas obrigatórias. Em Aracaju uma parada obrigatória é o Restaurante “O Miguel” o qual frequento desde 2002. Em minha rápida passagem pela capital sergipana fui lá conferir se a comida ainda continua boa... Ao chegar encontrei com o proprietário, Seu Miguel, e ao perguntar se a comida ainda estava boa ele me respondeu com um largo sorriso: - Se não tiver boa, você não paga! E claro que paguei...


Levi Freire Jr e Miguel - Restaurante O Miguel - Aracaju - Sergipe

Quando estiver em Aracajú visite o Restaurante do Miguel, mas fique atento, pois costuma estar lotado.

Casa especializada em surubim, carne de sol e picanha também serve camarões e frango em ambiente aconchegante.Endereço: Av. Desembargador José Antonio de Andrade Góis, 340 - Atalaia, Aracaju - SE, 49037-050Telefone:(79) 3243-1444




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...