Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

05 – Série Especial: Israel, A Terra Prometida! A Criação do Estado de Israel. A Importância do Brasil neste Processo. By Levi Freire Jr


Haifa - Israel. Foto: Levi Freire Jr.




Texto: Levi Freire Jr.
Fotos: Levi Freire Jr e Google Images

Veja as publicações anteriores da Série Especial Israel:


Curta Nossa Fan Page: Aqui

Quer conhecer Israel "In Loco" em 2015? Vamos Juntos! Posso indicar excursões saindo comigo desde Belém do Pará. levi.freirejr@gmail.com


1 – Os Conflitos e as Diásporas

Conforme vimos nas postagens Anteriores, (01 - A Terra Prometida para Abraão! & 02 –Oriente Médio, Os Primeiros Conflitos, O Crescente Fértil e o Petróleo.), a região  da Palestina de acordo com os Livros do Pentateuco, foi uma terra prometida por Deus a Abrão e seus descendentes. Como vimos é uma região que ao longo de toda História esteve envolvida por conflitos entre diversos povos.

Dentre os conflitos que os Judeus estiveram envolvidos Podemos destacar:

O retorno para a Palestina após a escravidão no Egito;

A expulsão e dominação dos judeus, por volta de 586 a.C, pelo Imperador Babilônico Nabucodonosor II que resultou na Primeira diáspora, ou seja, a dispersão dos Judeus;


A expulsão e dominação dos Judeus pelos Romanos, no ano 70 d.C  que ocasionou a segunda diáspora ocasião onde os Judeus migraram para diversos países como Ásia Menor e sul da Europa, outros para o Leste Europeu (Judeus Ashkenazi), outros para o norte da África (Judeus Sefardins) e outros impulsionados pela colonização europeia chegaram ao continente americano, migrando para os Estados Unidos, Argentina e Brasil. 

Na cidade do Recife encontra-se um achado arqueológico, a sinagoga mais antiga das Américas, estes Judeus  saíram do Brasil para “Nova Amsterdam”  ajudando a construir esta cidade que passaria a chamar-se Nova York.   

Foto: http://guiadoestudante.abril.com.br/imagem/diaspora-ah-119.jpg


Como vimos ao longo de seus mais de 4 mil anos de história os Judeus, em razão de tantos conflitos, tornaram-se o povo mais cosmopolita do planeta, hoje estão espalhados por mais de cem países, contudo, onde quer que estejam jamais deixaram de lado sua cultura, idioma, culinária e religião.

Levi Freire Jr em Haifa - Israel. 


        2 – A Inglaterra deixa de controlar a Região da Palestina

Conforme Vimos nas postagem 03 - A Origem dos Povos Árabes e Judeus: Uma discórdia Familiar.  , a região da Palestina sofreu várias ocupações, sendo que no Século XX, em 1918 com o término da primeira Guerra Mundial e o desmantelamento dos Impérios Austro-húngaro, Alemão e o Turco-Otomano, o controle ficou sob responsabilidade da Inglaterra que passou a exercer um domínio sobre a região da Palestina até 1948 1947.


Neste sentido, ao deixar de controlar a região em 1947, o qual fazia com seu poderio armado, a Inglaterra deixa dois Povos: Os Palestinos e Os Judeus. E a partir deste momento o que era um conflito velado passou a ser um conflito declarado.  


4 – A ONU: O Plano de Partilha na região da Palestina.  

4.1 – a Criação da ONU

A ONU, Organização das Nações Unidas, vem como mais uma tentativa de impedir situações de conflitos entre países, como o caso da II Guerra Mundial, guerra que a antiga Liga das Nações não conseguiu impedir.

A ONU nasce a partir da Conferência da Organização internacional das Nações Unidas que reuniu, em 26 de junho de 1945, pós II Guerra, representantes de 50 países na cidade de São Francisco/Estados Unidos onde na ocasião assinaram a Carta das Nações Unidas. Dentre os objetivos elencados na carta podemos destacar: 
                               1 – Manter a Paz; 
                               2 – Garantir as Liberdades Fundamentais; 
                               3 – Promover o desenvolvimento dos Povos.

É dentro deste contexto Histórico e com a humanidade ainda muito abalada, consternada, estarrecida com todos os absurdos e atrocidades geradas pela guerra, inclusive com o genocídio de milhões de pessoas dentre eles muitos Judeus, que nasce a ONU. Veja mais sobre a ONU: Aqui


Mar da Galileia - Israel - A esquerda Bandeira de Israel, a direita bandeira do Brasil.
 Foto: Levi Freire Jr.



4.2 – O Plano de Partilha da Região da Palestina. A Importância do Brasil neste processo.

A ONU tem um papel fundamental na criação do atual Estado de Israel. O que ocorre é que motivada pelos constantes conflitos entre dois povos na Região da Palestina e após a Inglaterra “devolver” o controle para as Nações Unidas, esta resolve apresentar um plano de partilha da região e fazer o “assentamento” dos dois povos que reclamava a criação de um Estado, aliás, dois: Um Judeu e outro Palestino. 

Em 29 de novembro de 1947 em Assembleia das Nações Unidas, presidida de forma rígida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, foi aprovada a partilha da palestina. O que alguns meses mais tarde teve como resultado a criação do Estado de Israel, em 14 de maio de 1948.

Veja vídeos:











Referências Bibliográficas:


sábado, 7 de fevereiro de 2015

04 - Série Especial: Israel, A Terra Prometida! Os Povos e as Ocupações ao Longo da História até 1948.


Texto: Levi Freire Jr.
Fotos: Levi Freire Jr e Google Images


Veja as publicações anteriores da Série Especial Israel:


Curta Nossa Fan Page: Aqui

Quer conhecer Israel "In Loco" em 2015? Vamos Juntos?! Vem comigo! Posso indicar excursões saindo desde Belém do Pará. levi.freirejr@gmail.com

Levi Freire Jr - Rio Jordão - Israel 


1 – O Processo de ocupação da região e a organização Social dos Povos.


Na Postagem 03 – A Origem dos Povos Árabese Judeus: Uma discórdia Familiar, vimos que foi a partir de Abraão que nasceram duas grandes “nações” cujo processo de ocupação se refletem nos dias atuais.
O Processo de organização da região do atual oriente Médio teve uma base tribal, ou seja, as comunidades ou tribos não podiam contar com muitas pessoas já que as áreas férteis eram escassas.

Muitas dessas tribos buscavam áreas férteis, como por exemplo, o Crescente Fértil (Postagem 02 – Série Especial: Israel, ATerra Prometida! - Oriente Médio, Os Primeiros Conflitos, O Crescente Fértil eo Petróleo), de forma a desenvolverem a agricultura, a criação de animais e o comércio.


Uma das aéreas que estas tribos viveram e controlaram alternadamente foi às margens do Rio Jordão que foi palco de inúmeros conflitos. Vários nomes foram utilizados por diferentes povos para definir a mesma área, como: Hebron, Canaã/ Terra Prometida, Reino de Israel, Reino de Judá, Judeia, Filistina, Terra Santa, Sião, Palestina.  

Rio Jordão - Google Images

2 – Os povos que brigaram pela região
Inicialmente algumas tribos brigavam pela região como: Felisteus, cananeus, Arameus. Quando os hebreus chegaram nesta região dominaram e constituíram o reino de Israel.

Os reis de Israel foram Saul, David, Salomão e após a morte de Salomão houve um cisma, ou seja, divisão em 930 - 910 a.C o que ocasionou a quebra da unidade do reino de Israel facilitando, assim, a ocupação da região por outros, como:

Os assírios, os Babilônios, os Persas, os Macedônios, os Romanos (província da Judeia), é foram estes, os Romanos, que por sua vez destruíram Jerusalém, sendo este período marcante para o povo judeu já que no século I a.C ocorreu a primeira diáspora dos Judeus, já que os Romanos eram duros, rígidos e despóticos quanto a sua dominação e expansão. 

No século V d.C acontece a queda do Império Romano, isto ocorreu em razão da invasão dos bárbaros, e em 476 d.c. Roma já não era mais o centro do mundo.

A história da ocupação continua com os povos Árabes (Palestina) no século VII por volta do ano 630 d.C. Os árabes fizeram seu processo de expansão territorial, comercial e de uma nova religião.

A partir do Século XV, temos uma nova ocupação da região da Palestina pelo império Turco Otomano, ocupação esta que perdurou até o ano de 1918 como fim da Primeira Guerra Mundial, onde a Inglaterra passou a controlar a região já que os impérios que participaram da guerra foram destruídos, como os Impérios Austro-húngaro, Alemão e o Turco-Otomano. 

A Inglaterra passou a exercer um domínio sobre a região da Palestina até 1948. Assim, ao sair de cena juntamente com seu poderio armado, o qual promovia a pacificação da região, a Inglaterra deixa dois Povos: Os Palestinos e Os Judeus.  A partir então deste contexto as disputas entre Palestinos e Judeus que acontecia de forma velada passa a acontecer de forma declarada. 

Em 1948 é criado o Estado de Israel, assunto que será tratado na próxima Postagem.



Referencias Bibliográficas:
http://veja.abril.com.br/historia/israel/especial-discordia-familiar-arabes-judeus.shtml
http://www.bibliaonline.com.br/nvi

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

03 - Série Especial: Israel, a Terra Prometida! - A Origem dos Povos Árabes e Judeus: Uma discórdia Familiar. By Levi Freire Jr.

Foto: Google Images.



Texto: Levi Freire Jr.
Fotos: Levi Freire Jr e Google Images

Veja as publicações anteriores da Série Especial Israel:

Curta Nossa Fan Page: Aqui

Quer conhecer Israel "In Loco" em 2015? Vamos Juntos?! Vem comigo! Posso indicar excursões saindo desde Belém do Pará. levi.freirejr@gmail.com



1 – Hagar & Abraão & Sara: Ismael e Isaac.

Na Postagem, 01 - A Terra Prometida, mencionamos que a região da Palestina seria uma promessa de Deus para Abraão e consequentemente para seus descendentes.

Para entendermos melhor a ocupação desta região, precisamos entender melhor a árvore genealógica de Abraão.


Arvore Genealógica by Levi Freire Jr. 


2 - Ascendentes de Abrão:
Abrão era Filho de Terá Gênesis 11:26;
Terá era filho de Sem; Gênesis 11: 24;
Sem era filho de Noé - Gênesis 5: 28-29; Gênesis 5: 32.


Aos 182 anos, Lameque gerou um filho.
Deu-lhe o nome de Noé e disse: "Ele nos aliviará do nosso trabalho e do sofrimento de nossas mãos, causados pela terra que o SENHOR amaldiçoou".
Depois que Noé nasceu, Lameque viveu 595 anos e gerou outros filhos e filhas.
Viveu ao todo 777 anos e morreu.
Aos 500 anos, Noé tinha gerado Sem, Cam e Jafé. Gênesis 5:28-32
Aos 29 anos, Naor gerou Terá.
Depois que gerou Terá, Naor viveu 119 anos e gerou outros filhos e filhas.
Aos 70 anos, Terá havia gerado Abrão, Naor e Harã. Gênesis 11:24-26



3- Filho de Abraão com Sara: Isaac.

Quando falamos na descendência de Abrãao imediatamente pensamos em Isaac, filho da sua relação com sua esposa Sara.

Isaac teve um filho, Jacó, que depois passou a ser chamado de Israel, este por sua vez, teve 12 filhos: Rubén, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Que deram origem as 12 tribos de Israel.

E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer.

Quando o homem viu que não poderia dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam.

Então o homem disse: "Deixe-me ir, pois o dia já desponta". Mas Jacó lhe respondeu: "Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes".

O homem lhe perguntou: "Qual é o seu nome? " "Jacó", respondeu ele. Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu".Gênesis 32:24-28




Já na alva luz do dia a raiar
Lá estava a cena que me impressionou
Um anjo preso a Jacó
Que por sua benção lutou
E jamais desistiu
Não largava o anjo ele muito insistiu
Não sairia dali, sem sua benção na mão
De tanto ele insistir, o anjo lhe tocou
E abençoado ele foi

Cassiane - Minha Bênção: DVD Cassiane 25 Anos de Muito Louvor



4- Filho de Abraão com Agar: Ismael. A expulsão.

O primogênito de Abraão não foi Isaac e sim Ismael (Gênesis 16: 4-15), fruto de seu relacionamento com Agar (Hagar), escrava egípcia de Sara. Quando Isaac nasceu Ismael já era grande (uns 14 anos) a discórdia familiar começou quando Sara flagrou Ismael zombando de Isaac (Genesis 21:9) e não gostou.

Assim, Sara ordenou que Abraão expulsasse Agar e Ismael que foram viver na região do Deserto de Parã, na região que hoje é conhecida como Península Arábica, ao sudoeste do continente asiático (Ásia Ocidental). Em seu território estão localizados os seguintes países: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Bahrein, Kuwait, Qatar e Iêmen. (Gênesis 21: 18-21).

Abraão expulsa Hagar e Ismael.
Imagem extraída de: http://maragatoassessoramento.blogspot.com.br/2010/06/de-eternidade-eternidade_13.html

  
5- Os Árabes (Ismael) e os Judeus (Isaac).

Ao analisarmos o quadro acima (Árvore Genealógica) percebemos que Ismael (Origem do povo Árabe) e Isaac (Origem do Povo Judeu) possuem a mesma ascendência: Abrão, Terá, Sem e Noé.

Na postagem 01 – ATerra Prometida para Abraão, identificamos que Deus havia prometido a terra para ele e para sua descendência. No entanto, esta descendência seria única e a ideia era que fosse do filho que viesse a ter com Sara, Sua esposa. Mas, pela idade avançada de Sara e suas dificuldades em engravidar Abrão se antecipou aos planos de Deus e seu primogênito foi Ismael. Assim, a promessa de Deus que seria para uma única Nação foi dividida em duas: de Isaac e de Ismael.

Neste sentido, quando ouvimos falar em antissemitismo, ou seja, preconceito ou hostilidade contra os povos Semitas (semita vem de SEM, antepassado de Abrão) pensamos que são restritos aos judeus, contudo, os Árabes também fazem parte deste grupo perseguido.


Referencias Bibliográficas: 
http://veja.abril.com.br/historia/israel/especial-discordia-familiar-arabes-judeus.shtml
http://misturaurbana.com/2014/07/arabes-e-judeus-posam-para-fotos-recusando-se-a-serem-inimigos/
http://www.bibliaonline.com.br/nvi
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...