Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

sábado, 31 de janeiro de 2015

02 – Série Especial: Israel, A Terra Prometida! - Oriente Médio, Os Primeiros Conflitos, O Crescente Fértil e o Petróleo By Levi Freire Jr.


Texto: Levi Freire Jr.
Fotos: Levi Freire Jr e Google Images

Veja as publicações anteriores da Série Especial Israel:


Curta Nossa Fan Page: Aqui

Quer conhecer Israel "In Loco" em 2015? Vamos Juntos?! Vem comigo! Posso indicar excursões saindo desde Belém do Pará. levi.freirejr@gmail.com

Levi Freire Jr - Israel 


1 – O Oriente Médio
Ao contextualizamos a História identificamos que a China, Japão, Laos, Vietnã, Camboja é chamada de Extremo Oriente. O Egito, Mesopotâmia, como Oriente Próximo. Assim, a parte territorial que fica entre o Oriente Próximo e Oriente Extremo é chamado de Oriente Médio. Atualmente Oriente Médio é um termo utilizado para se referir a uma área que está a leste e ao sul do Mediterrâneo e que possui como sub-região a África-Eurásia. Hoje, os países que o compõe são: 



2 – Porque Tantos conflitos nesta região? O Crescente Fértil.

A disputa é histórica, inicialmente os conflitos eram pelas aéreas fértil que nesta região é muito escassa em razão do clima desértico, árido, e, portanto, inóspito.

Uma das áreas disputadas é uma região que o arqueólogo da Universidade de Chicago definiu como Crescente Fértil, este nome é em razão da região no qual se estende a área fértil parecer com uma Lua Crescente e que compreende o atual Líbano, Jordânia e Israel, e partes da Síria, Iraque, Egito, Turquia e Irã. 

Turquia - Foto: Levi Freire Jr


A aérea do crescente Fértil é irrigada pelos Rios Jordão, Eufrates, Tigre, Nilo, margem leste do Mediterrâneo, península arábica, mesopotâmia até o golfo Pérsico.

Extraída de:
http://fazendohistorianova.blogspot.com.br/2012/03/2-civilizacoes-do-crescente-fertil.html

Como vimos os muitos povos que viveram nesta região brigavam por água, hoje não é diferente já que muitos países precisam importar a água ou ainda realizar um caro processo para ter água potável, como por exemplo, a dessalinização.

Extraída de:
http://fazendohistorianova.blogspot.com.br/2012/03/2-civilizacoes-do-crescente-fertil.html
Extraída de: http://novotempo.com/ecologia/2010/11/25/crescente-fertil-vai-desaparecer-diz-estudo/



  3 – O Petróleo 

 Além da disputa pela água que nos dias atuais ainda são uma triste realidade, uma nova disputa passou a ser um dos grandes motivos dos conflitos nos séculos XX e XXI, o petróleo.

É no Oriente Médio que se encontra aproximadamente 65% do petróleo mundial, sendo o principal produto da economia da região tanto que esta quantidade de petróleo somada aos fatores econômicos e políticos possibilitou a criação, em 1960 da OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

Extraída de:
http://www.mundoeducacao.com/geografia/a-producao-petroleo-no-oriente-medio.htm 



Referências Bibliográficas:
http://www.mundoeducacao.com/geografia/a-producao-petroleo-no-oriente-medio.htm
http://www.insightgeopolitico.com/category/oriente-medio/
  

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A felicidade reside na Simplicidade! A Felicidade no Meio do Sertão Nordestino By Levi Freire Jr

Google Images; extraída de : http://www.frasesparaoface.com/valoriza-tudo-que-tem/



Esta História é Real  By Levi Freire Jr. Todos os Direitos Reservados.
Texto: Levi Freire Jr
Fotos: Google Imagens e Levi Freire Jr.


Curta nossa Fan Page: Aqui 


Lembro-me uma vez, uns 15 anos atrás, estava guiando um grupo de 50 pessoas em uma excursão rodoviária, indo passar o Réveillon em Natal/Rio Grande do Norte. O Ônibus em que estávamos teve um sério problema por volta das 5 da manhã, em pleno sertão nordestino. Não tinha nada por perto, apenas a caatinga, estávamos no meio do nada com lugar nenhum.

Enquanto os motoristas tentavam resolver o problema mecânico, eu precisava resolver a situação do café da manha de meus 50 passageiros. Sem ter muito que fazer, em razão da situação e do local, resolvi caminhar para ver se encontrava algo. Caminhei uns 300 metros e encontrei uma casa parecida com a da foto.

Bati e veio atender uma senhora simples, de pele curtida do sol e da dura vida no sertão. Desconfiada, mas com um sorriso no rosto me atendeu e perguntou: - “diga meu filho?” expliquei a situação para ela e perguntei se poderia me ajudar a fazer um café para 50 pessoas.  Ela, com um olhar terno e acolhedor, até hoje não consigo esquecer aquele olhar, me disse: “- meu filho, eu não tenho muito, tenho só um pouco de pó de café!”e me mostrou  a lata e não tinha quase nada, mas prosseguiu: “ - mas se você quiser posso fazer com este pouco que tenho”. Aquilo me emocionou  e até hoje não consigo esquecer tamanha expressão de amor ao próximo.

Expliquei a ela que tinha um serviço de bordo que serviria no ônibus e que ela não se preocupasse, pois traria o café, leite, bolo, pão, etc. precisaria apenas do espaço para servir as pessoas, de uns bancos e da acolhida dela. Fizemos um banquete. Todos os passageiros ficaram felizes com a experiência vivenciada, algo que por certo marcou suas vidas.

Levi Freire Jr - Nordeste Brasileiro. 

Quanto a mim? Esta experiência foi uma lição de vida, dentre elas:
1 – Sempre tem uma saída, mesmo quando não conseguimos encontrar a porta, basta mantermos a calma, o profissionalismo, o foco e a fé.
2 – Neste mundo ainda existem pessoas boas que dividem o quase nada que possuem com uma multidão, isto é amor ao próximo.
3 – Vi no olhar daquela senhora sofrida, humilde, sem posses financeiras, uma felicidade que muitos milionários já mais ousaram sentir, pois, A felicidade, de fato, reside na simplicidade!  



Levi Freire Jr - A felicidade reside na simplicidade! 


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Série Especial (Extra): Israel, A Terra Prometida! Dia Internacional da Lembrança do Holocausto By Levi Freire Jr

Levi Freire Jr – Muro das Lamentações – Jerusalém – Israel



Texto: Levi Freire Jr.
Fotos: Levi Freire Jr e Google Images
01 - Série Especial: Israel, A Terra Prometida para Abraão!: Aqui


Exatos 70 anos atrás, no dia 27 de Janeiro de 1945, as tropas soviética invadem o maior campo de extermínio nazista Auschwitz-Birkenau e libertam os que foram feitos cativos pelos Nazistas: Fotos/video - Music - Pink Floyd - Wish You Were Here


Esta data também é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre a necessidade de praticarmos mais a humanidade, a tolerância, o respeito à diversidade: dos povos, das religiões, da identidade de Gênero, da sexualidade, e assim, construirmos um mundo melhor, sem preconceitos, sem discriminações, sem racismo.  

Assim, hoje é um dia de Lembrança, uma lembrança dolorida, sentida, mas necessária e que mostra o ponto que a maldade humana pode chegar. Hoje é um dia para lembrar as vitimas do Holocausto que em grego significa “λόκαυστος” holókaustos: holos, "todo" e kaustos, "queimado", outros autores definem como: “oferta de sacrifício completamente (holos) queimada (kaustos)" ou "algo queimado oferecido a um deus". Em hebraico é conhecido como Shoá  “השואה” - “Solução Final da Questão Judaica" ou  HaShoá - "a catástrofe".


Nomenclaturas e significados a parte este é um triste episódio da História Humana, um genocídio sem precedentes, o maior do Século XX, que ocorreu durante a 2ª guerra Mundial.  Dos cerca de nove milhões de Judeus que viviam na Europa dois terços foram mortos, entre, homens, mulheres e crianças.  


Why we remember The Holocaust: Video (english version)

Levi Freire Jr - Jerusalém - Israel

Embora os judeus fossem o alvo principal dos nazistas, não podemos esquecer que as vítimas não foram só os judeus, dentre eles foram vítimas aqueles que eram oponentes políticos da ideologia nazista como socialistas, comunistas; artistas considerados subversivos; povos eslavos; pessoas com deficiências físicas ou mentais; ciganos. 

Até Homossexuais foram presos por serem considerados "um obstáculo para a preservação da nação germânica". Dos cerca de 50 mil homossexuais presos, 10 mil foram mortos nos campos de concentração. Veja o Documentário Parágrafo 175 que faz referência ao código penal Alemão que ficou vigente até final dos anos 1960.

Trailer Documentário Parágrafo 175Aqui
Documentário Parágrafo 175, legendas em Português:  Aqui


Ainda existem muitos loucos por ai, loucos que afirmam que este genocídio nunca aconteceu. Com o escopo de resguardar esta triste lembrança, em 24 de Janeiro de 2005 (10 anos atrás),  em uma Assembleia Geral das Nações Unidas, através da deliberação da resolução 60/7 (Veja aqui) instituiu-se o dia 27 de janeiro como o dia Internacional da Lembrança do Holocausto.

A União Europeia(UE) sancionou uma lei, em 2007, que tem como pena a prisão àqueles que negam o Holocausto. Contudo, a UE deu ao opção dos seus 27 membros para adotar ou não a lei.

É importante lembrar que antes da resolução da ONU e da Lei sancionada pela UE já existiam outros dias para a Lembrança das Vítimas, como por exemplo, na Alemanha (1996), na Itália (2000) e Reino Unido ( 2001).  

Levi Freire Jr - Holocausto Memorial – Miami – Flórida – USA. 

Levi Freire Jr - Holocausto Memorial – Miami – Flórida – USA. 



Fontes Bibliográficas:



quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

00 - Série Especial: Israel, A Terra Prometida! - Blog Um Guia Pelo Mundo Chega a 100 mil visualizações e comemora com uma série de postagens sobre Israel.



Estou muito feliz, pois, um dos meus Blogs, Um Guia Pelo Mundo, com apenas 349 postagens alcançou a marca de 100 mil Visualizações. O meu muito obrigado a todos vocês do mundo inteiro! Que ABA continue abençoando a vida de vocês! (Visite também meu blog jurídico: Modus OperandiBy Levi Freire Jr)






Curta a Fan Page: Aqui

Quer conhecer Israel "In Loco" em 2015? Vamos Juntos?! Vem Comigo! Posso indicar excursões saindo desde Belém do Pará. levi.freirejr@gmail.com

Levi Freire Jr em Veneza - Itália Julho 2009

Levi Freire Jr em Veneza - Itália Dezembro 2014 
Levi Freire Jr em Veneza - Itália Dezembro 2014 

Quando criei este blog em Maio de 2010 com a Postagem Arrume as Malas e Vamos Viajar  a ideia era compartilhar com meus amigos, passageiros e “trade” turístico um pouco de minhas experiências e aventuras pelo mundo, e assim, poder proporcionar uma viagem virtual e aguçar a curiosidade de meus leitores.    

Hoje o blog tomou uma proporção maior do que eu imaginava, talvez pelos textos  serem 100% autorias e sempre embasados em fontes bibliografias, como: web pages, livros, revistas, artigos científicos, vídeos, documentários, e claro, minha experiência em loco.

Para comemorar e agradecer aos meus leitores e amigos faremos uma serie de postagens sobre um dos locais mais emblemáticos que já visitei: Israel.
A série de postagens abordará cidades, locais históricos e sagrados para várias religiões, cristãs ou não, os quais destacamos: Telaviv, Yaffo, Haifa, Monte Carmelo, Nazaré, Caná, Tiberíades, Jericó, Jerusalém, Bethlehem, En Karen.

E ainda: Igreja de Simão Pedro, Igreja de Stella Maris, Gruta do Profeta Elias, Templo Bahai, Basílica da Anunciação, As Bodas de Caná, Monte das Bem Aventuranças, Tabgha e o Milagre da Multiplicação dos Pães e dos Peixes, A igreja do Primado, Em Carfarnaum as Ruínas da antiga sinagoga onde Jesus pregou e a casa de Simão Pedro, O Lindo Mar da Galiléia, O Monte Tabor, O Batismo no Rio Jordão, Monte das Tentações, O Mar Morto, Gruta do Leite, A Basílica da Natividade que é o local do Nascimento de Jesus, Monte das Oliveiras, Getsemani, Via Dolorosa, O Muro das Lamentações, o Santo Sepulcro, dentre muitos outros locais.


Levi Freire Jr - Monte das Tentações - Israel


 Iniciaremos a série com Israel, a Terra Prometida Para Abraão!. Caso queira acompanhar a série de postagens e não perder nenhum detalhe desta viagem virtual é só curtir a Fan Page: Um Guia Pelo Mundo






01 - Série Especial: Israel, A Terra Prometida! A Terra Prometida para Abraão! By Levi Freire Jr

Jerusalém - Israel. Foto:Levi Freire Jr

                                     Curta a Fan Page: Aqui 

Quer conhecer Israel "In Loco" em 2015? Vamos Juntos?! Vem Comigo! Posso indicar excursões saindo desde Belém do Pará. levi.freirejr@gmail.com


Texto: Levi Freire Jr.

Fotos: Levi Freire Jr e Google Images



1 – Fontes Históricas

Uma das fontes históricas sobre a Terra Prometida é a Bíblia que conta a história do povo Hebreu em seus cinco primeiro livros, o chamado Pentateuco que traduzindo do Grego seria os cinco rolos. Estes cinco livros também são encontrados na “Bíblia Hebraica” seria uma referência a primeira seção do Tanakh, do chamado Torá que em tradução livre seria: Ensinamento, Instrução ou Lei. Os livros que formam o Pentateuco São: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.


2 – A Promessa de Deus 

A história da Terra Prometida em hebraico “ הארץ המובטחת - ha-Aretz ha-Muvtachat” inicia-se milênios atrás. Seria a Terra cujo Deus teria prometido a Abrãao e ratificada aos seus descendentes Patriarcais, Isaque ( filho de Abrãao com Sara) e Jacó (Neto de Abrãao).  Vejamos o que a bíblia nos conta sobre esta fato:

Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.
"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Gênesis 12:1-2 

O Senhor apareceu a Abrão e disse: "À sua descendência darei esta terra". Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido. Gênesis 12:7

Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló separou-se dele: "De onde você está, olhe para o Norte, para o Sul, para o Leste e para o Oeste: Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre. Gênesis 13:14-15


"A terra não poderá ser vendida definitivamente, porque ela é minha, e vocês são apenas estrangeiros e imigrantes.Levítico 25:23

 Abraão sai da cidade de UR em direção a cidade de Hebron na região do Rio Jordão.Figura extraída de
https://ccyeshuaemportugues.wordpress.com/2014/01/15/abraham-move-para-a-terra-prometida-genesis-1131-156/





3 – A Extensão territorial da Terra Prometida 

A terra Prometida compreendia uma extensão que ia do Rio do Egito (Nilo) ao Rio Eufrates, que atualmente seria O estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, Sul da Síria e sul do Líbano. Foi efetivamente dada aos descendentes de Abrãao, Isaac e Jacó cerca de mil anos depois da promessa.      
Mapa mostrando uma interpretação das fronteiras da Terra Prometida, com base na promessa de Deus a Abraão (Gênesis 15)."Greater Israel map" por Emmanuelm (talk) Original uploader was Emmanuelm at en.wikipedia - Transferred from en.wikipedia(Original text : self-made). Licenciado sob Domínio público, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greater_Israel_map.jpg#mediaviewer/File:Greater_Israel_map.jpg

4 – Os Muitos Conflitos

Contudo não foi tão fácil assim chegar (nem para os Judeus e nem Para os Árabes) e ter a posse da Terra Prometida, (como hoje ainda não é) já que o povo Hebreu durante vários períodos de sua história foram escravizados, dizimados, dispersados, espalhados, conforme profecias da Bíblia, como por exemplo:
Toda esta terra se tornará uma ruína desolada, e essas nações estarão sujeitas ao rei da Babilônia durante setenta anos. Jeremias 25:11

Ou a ainda podemos citar a saga do povo Hebreu feito escravo no Egito por cerca de 400 anos e vagando pelo deserto por mais 40 anos, guiado por Deus através de Moisés.
Os israelitas comeram maná durante quarenta anos, até chegarem a uma terra habitável; comeram maná até chegarem às fronteiras de Canaã.  Êxodo 16:35

Levi Freire Jr contemplando a cidade de Jerusalém - Israel

Até Hoje foram muitos os conflitos para se ter a posse da Terra Prometida, sendo que de acordo com uma profecia do Profeta Zacarias, inspirado por Deus, estaríamos vivendo um período Bíblico Chamado de  “Últimos Dias” faria de Jerusalém uma Pedra Pesada para as nações. E o que vemos acontecer desde 1948, com o renascimento e criação do Estado de Israel, do Estado da Palestina e Jerusalém como uma cidade Internacional.

"Farei de Jerusalém uma taça que embriague todos os povos ao seu redor, que estarão no cerco contra Judá e Jerusalém. Naquele dia, quando todas as nações da terra estiverem reunidas para atacá-la, farei de Jerusalém uma pedra pesada para todas as nações. Todos que tentarem levantá-la se machucarão muito.
Zacarias 12:2-3




Na próxima Postagem da série Israel, A Terra Prometida, Contexto Histórico, Geográfico e Social: Oriente Médio: O que é, as Origens dos Conflitos, Os Povos e as ocupações ao Longo da História, as Religiões.  


  
Música Terra Prometida – Banda Super Nova Vida
Veja e Ouça: Aqui

No deserto Deus está comigo
Tua nuvem meu senhor me guiará,me guiará
Perseguido mas não abatido
Vou ouvir a tua voz, eu vou passar
Por este mar
Esperando eu não vou ficar
Esta terra eu quero conquistar
Eu vou, eu vou,eu vou
Vou chegar naquela terra prometida
O deserto não é meu lugar
40 anos esperando eu não vou ficar
Não vou, não vou,não vou


Veja uma Cronologia dos destaques de fatos Históricos até os dias atuais no site do Consulado Geral de Israel em São Paulo: Aqui 


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Tratado de Tordesilhas no Centro de Belém do Pará - Brasil By Levi Freire Jr


Quando estudamos a História do Brasil aprendemos que para resolver alguns conflitos territoriais entre Espanha e Portugal nas “novas terras descobertas”, foi necessário assinatura de um acordo em 4 de junho de 1494, na cidade de Tordesilhas (Espanha).

Google Images

Este acordo que ficou conhecido como o Tratado de Tordesilhas estabelecia uma linha imaginária traçada a 370 léguas de Cabo Verde e definiria os limites entre os dois países, assim, as terras que estivessem a Leste desta linha ficaram para a Portugal e as que estivessem a Oeste para Espanha.

No Brasil, ao sul, esta linha passa na atual cidade de Laguna, no entanto, o que poucos sabem ou lembram é que esta linha imaginária passa também ao norte do Brasil, na cidade de Belém do Pará em meio ao seu centro Histórico.


Infelizmente, em Belém do Pará este importante fato da História do Brasil não é devidamente Valorizado, se limitando a monumento apático e esquecido em Plena Praça D. Pedro II.


Monumento que faz referencia ao local por onde passava a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas Localizado na Praça D. Pedro II em frente ao Solar Barão do Guajará, atual Instituto Histórico e Geográfico do Pará, na cidade de Belém. Brasil.
Foto: Levi Freire Jr. 

Levi Freire Jr ao lado do monumento Tratado de Tordesilhas.

Levi Freire Jr  do  lado Português. Monumento Tratado de Tordesilhas Belém - Pará - Brasil.
Do lado de Lá Portugal, do lado daqui Espanha. 

Monumento Tratado de Tordesilhas Belém - Pará - Brasil

Monumento Tratado de Tordesilhas Belém - Pará - Brasil


sábado, 17 de janeiro de 2015

Moqueio Moeda Social- Ilha do Mosqueiro By Levi Freire Jr.


Baia do Sol - Ilha do Mosqueiro - Belém - Pará - Brasil - Foto: Levi Freire Jr

Vivendo e aprendendo!

Este ano escolhi passar o Réveillon em um local tranquilo, paradisíaco e na beira da praia. Um local em que não tivesse que enfrentar a loucura dos aeroportos, o congestionamentos das estradas, a poluição sonora e, claro, os preços absurdos praticados neste período.


O local escolhido foi a Ilha do Mosqueiro em Belém do Pará, contudo, longe das badaladas e mais centrais praias do Chapéu Virado e Murubira, o local escolhido foi a comunidade da Baía do Sol, cerca de 40 minutos do centro da ilha, a chamada Vila.

Baia do Sol - Ilha do Mosqueiro - Belém - Pará - Brasil - Foto: Levi Freire Jr

Ao chegar na Baia do Sol parece que estamos entrando em outro mundo, uma comunidade onde todos os moradores se conhecem e chamam uns aos outros pelo nome ou apelido. Uma comunidade com cerca de 7 mil habitantes que está em harmonia com a natureza e com um jeito simples de viver.

Levi Freire Jr na Baía do Sol Baia do Sol
 Ilha do Mosqueiro - Belém - Pará - Brasil

A economia da comunidade gira em torno da pesca e do comércio, como: pequenos mercados, supermercados, barracas de praia, etc.. Para movimentar esta economia existe até uma moeda local chamada, Moqueio (o nome da moeda faz uma referencia a palavra que deu origem ao nome da ilha).

Você não leu errado e eu não me equivoquei! Existe uma moeda que circula na Ilha do Mosqueiro sendo sua validade exclusiva da comunidade da Baía do Sol. O Moqueio foi implementado no ano de 2009, ideia “importada” de Fortaleza/Ceará. Primeiro criou-se um banco, o Banco Tupinambá, inicialmente “tutelado” pelo Banco do Brasil e hoje pela Caixa Econômica Federal. Existe um lastro em reais que garante a validade do Moqueio, ou seja, para cada Moqueio impresso existe o equivalente em Reais que fica depositado como garantia, ou seja, a quantidade de Moqueios que circulam pela Baia do Sol é a mesma que está depositada no banco em Reais. O valor do moqueio corresponde ao real. Existem cédulas de cinquenta centavos, 1, 5,  e 10 Moqueios.  

Moqueio - Baia do Sol - Ilha do Mosqueiro - Belém - Pará - Brasil -
Foto: Levi Freire Jr


Qual o objetivo desta Moeda Social?  Criar uma rede de solidariedade entre produtores/fornecedores e consumidores, implantar projetos de trabalho para geração de renda e assim diminuir a pobreza local. Não podemos deixar de mencionar que o Banco Tupinambá, oficialmente BCD – Banco Comunitário de Desenvolvimento, possui objetivos claros como garantir o acesso aos residentes da comunidade de um microcrédito~sem exigência de comprovação de renda, de consultas cadastrais e ao pouco fiador. O microcrédito, no entanto, deverá ser investidos no local, poderá ser para a produção ou para o consumo. Este micro crédito possui juros muito, muito menores que os praticados nas instituições financeiras conhecidas em todo o Brasil.

Com estas diretrizes é possível manter a riqueza produzida na comunidade na própria comunidade e assim garantir o principio que originou este programa: A Economia Solidária.   
Atualmente no Brasil existem 104 bancos comunitários, sendo o Tupinambá o Primeiro da região norte.  


Veja Vídeo sobre o Moqueio: Aqui


Galeria de Fotos Ilha do Mosqueiro, Baia do Sol:




Baia do Sol - Ilha do Mosqueiro - Belém - Pará - Brasil -
Levi Freire Jr

Baia do Sol - Ilha do Mosqueiro - Belém - Pará - Brasil -
Levi Freire Jr

Baia do Sol - Ilha do Mosqueiro - Belém - Pará - Brasil -
Levi Freire Jr


Baia do Sol - Ilha do Mosqueiro - Belém - Pará - Brasil -
Levi Freire Jr


Amigos na Baia do Sol - Ilha do Mosqueiro - Belém - Pará - Brasil -
Levi Freire Jr




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...