Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Salve Jorge! Dia de São Jorge, o Santo Guerreiro. By Levi Freire Jr

Levi Freire Jr na terra de São Jorge - Capadócia/Turquia

No dia 23 de Abril comemora-se o dia de São Jorge, uma referência a data de seu falecimento no ano 303. Nascido na Região da Capadócia/Turquia teria ingressado no exército romano com 23 anos de idade. O imperador Diocleciano passou a perseguir e matar os cristãos, assim, Jorge passou a defendê-los e por isto foi torturado e degolado. Parece que estamos voltando aos tempos de Jorge já que vemos a intolerância religiosa aumentar em todos os sentidos, mas isto é outro assunto...

No Brasil é uma “figura” que faz parte da cultura popular e apesar de ser um dos santos mais venerados na Igreja Católica Apostólica Romana, na igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana, São Jorge não é celebrado apenas no Cristianismo. Os praticantes do candomblé faziam associações aos Santos Católicos para fugir da perseguição religiosa, no mínimo é irônico já que Jorge morreu lutando para defender a perseguição aos Cristãos. Assim, temos a figura de São Jorge associada ao Orixá Ogum, deus Guerreiro.

Em muitos países São Jorge é fortemente admirado. A Inglaterra apesar de usar a cruz de Jorge em sua Bandeira, não tem este como seu padroeiro, o padroeiro da Inglaterra é São Pedro. Em Portugal, Dom Afonso VI instituiu o Grito de batalha “Salve Jorge!”. Em Lisboa, inclusive, encontramos o Castelo de São Jorge cujo nome deriva da devoção ao santo padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas.


Levi Freire Jr na terra de São Jorge - Capadócia/Turquia


Na Região da Catalunha/Espanha, e mais especificamente em Barcelona, o dia 23 fica mais vermelho, pois, é tradição os maridos ou namorados entregarem a suas mulheres uma rosa vermelha, fazendo uma alusão a lenda em que relata que são Jorge após matar o Dragão teria entregue uma rosa vermelha a Princesa.

E por falar em dragão... este simboliza a idolatria destruída com as armas da fé cristã. A tradição ainda nos conta que as manchas na lua seria a representação do santo e de sua espada que está sempre apostos para defender aqueles que buscam sua milagrosa ajuda.

Os restos mortais do Santo encontram-se na Igreja de São Jorge, em Lídia, Israel.

Oração de São Jorge:


Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. 

Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...