Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O Cadastur é Obrigatório para Guias de Turismo By Levi Freire Jr.


Credencial do Guia de Turismo! Seu uso é obrigatório! Foto: Levi Freire Jr.



Texto & Fotos Levi Freire Jr.

A portaria nº 130 (2011) do Ministério do Turismo institui o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos – Cadastur, determinando em seu artigo 2º, inciso I, alínea “a” à ”g” obrigatoriedade para: agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e GUIAS DE TURISMO.

O Cadastur traz transparência ao consumidor/turista, pois, basta um acesso no www.cadastur.turismo.gov.br para saber se um prestador de serviços turísticos está legal ou ilegal. Por exemplo, se um consumidor quer saber se o guia está devidamente cadastrado em Belém do Pará, basta acessar o sitio eletrônico, escolher o tipo de serviço e localidade e terá acesso aos dados do Guia e ao certificado que elenca as habilitações técnicas. O acesso é gratuito e disponível a qualquer cidadão do Brasil e do mundo. 





Turista, fique atento! Em viagens no Brasil e saindo do Brasil para o Exterior o guia deverá obrigatoriamente possuir Cadastur. Na dúvida consulte o site Cadastur! Garanta seu direito de consumidor! Caso o seu Guia não esteja cadastrado DENUNCIE por crime de falsa identidade e de exercício ilegal da profissão!  

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Casarão Histórico será demolido para construção de supermercado em Icoaraci (Belém) By Levi Freire Jr



Se esta informação se confirmar e o patrimônio histórico der lugar a um supermercado, será lastimável e trará a comprovação de que estes senhores, que monopolizam os supermercados em Belém, não dão a mínima para nossa cidade, estado, para o nosso povo e memória.  

Que não valorizam seus recursos humanos nós já sabemos, pois, vimos as manifestações e greves que ratificam que pagam salários absurdamente baixos e exploram ao máximo que podem.


Se fossem inteligentes respeitariam nossa história adequando o projeto e incorporando este prédio histórico ao mesmo! Custa-me crer que os arquitetos contratados para desenvolver o projeto não orientaram ou não pensaram nisto!





Meu Irmão, Minha família: Meu Orgulho! By Levi Freire Jr


Eder Freire, Gestor de Segurança da Informação, na Universidade Federal da Bahia - UFBA. Palestra "Procedimentos de Segurnaça de Informações e comunicação". Foto: Reprodução/Divulgação


No dia 10 de Outubro a Pró-Reitoria de Extensão Universitária – PROEXT da  Universidade Federal da Bahia – Ufba promoveu um seminário onde foram apresentadas três palestras, tendo como público alvo equipe da Proext, diretores de unidades, coordenadores de colegiado e professores de pós-graduação.

Meu irmão Eder Freire que é Engenheiro da Computação, Gestor de Segurança da Informação e Comunicações (STI/UFBA), e Mestrando em Mechatronics, apresentou a palestra “Procedimentos de segurança de informações e comunicação” no qual ratificou a importância do tema nos dias atuais onde estamos expostos a muitas ameaças na internet, como: violação de direitos autorais; spam; roubo de informações; e infecções por malware.  “Precisamos voltar nossa atenção para a segurança da informação e tomar cuidado com o que colocamos na rede para não sermos vítimas de fraudes eletrônicas” – Eder Freire.

O seminário  recebeu a colaboração e apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação – STI.

Levi Freire Jr e Eder Freire - Salvador - Bahia - Brasil

Levi, Eder e Eurides Freire. Salvador - Bahia - Brasil


Parabéns mano!

Levi Freire Jr




Referência Bibliográfica:






quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Nossa Alta Temporada no Turismo Chegou! Feliz Círio! By Levi Freire Jr


Em Nome do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado do Pará um Feliz e abençoado Círio!  
Google Images/Divulgação.





Texto: Levi Freire Jr.
Fotos: Google Images e arquivo pessoal Levi Freire Jr.



Prezados Guias e Turismos, Colegas e amigos,

Lucivaldo Sena /Divulgação
A alta temporada chegou para nós, a cidade fervilha na emoção e comoção de pessoas desembarcando e aportando em nossa cidade para participarem da maior festa religiosa do Brasil, o Círio de Nazaré. Em princípio gostaria de desejar a todos um excelente Círio e que todos possam desenvolver seu trabalho com amor, com comprometimento e profissionalismo, sem esquecer de passar aos nossos turistas a emoção de ser e viver Belém, Pará, Amazônia, Brasil.

Google Images/ Divulgação

Ao longo dos últimos meses temos feito um trabalho árduo de reconhecimento da profissão guia de turismo, conversamos com empresários, com órgãos estaduais e municipais, além, das divulgações através de trabalhos midiáticos. Conseguimos sim avançar, contudo, o trabalho só começou e ainda temos muito a fazer. E quando digo temos, é esta a conjugação perfeita para dizer que cada um de NÓS profissionais do turismo e residentes da cidade de Belém e do Estado do Pará temos responsabilidades nessa luta de moralização, proteção, e fiscalização para que esta atividade econômica cresça em nossa região.

Parte dos Guias de Turismo do Estado do Pará. Arquivo Pessoal Levi Freire Jr.

Lembrando que esta luta não é só da classe profissional, neste sentido, pedimos a sociedade em geral e consumidores que fiquem atentos durante estes dias registrando as irregularidades e ilegalidades que venham a presenciar e encaminhando as fotos e/ou vídeos para os e-mails levi.freirejr@gmail.com & singtur_pa@yahoo.com.br / singturpa@gmail.com.br.

Ratificamos que a profissão Guia de Turismo é regulamentada pela Lei  Federal 8.623/93 e caso você contrate um guia de turismo se certifique que o mesmo seja credenciado no Cadastur, todo guia tem obrigação de usar sua credencial em local visível , entretanto, como houve um atraso do Ministério do Turismo no repasse de tais credenciais pode ser que algum guia não esteja com sua credencial, mas no mínimo deve estar de posse de seu Certificado no Cadastur mostrando sua regularidade.

Caso não esteja credenciado DENUNCIE em uma delegacia pelos crimes de exercício ilegal da profissão ou caso tenha alguma autoridade presente comunique para que seja lavrado o flagrante!

 Saiba mais sobre a profissão acesse: Profissão Guia de Turismo










segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Profissão Guia de Turismo no "Quadro de Emprego" da TV Liberal - Belém - PA - Rede Globo By Levi Freire Jr.

Foto: Reprodução da reportagem. 

Texto: Levi Freire Jr
Fotos: Internet e arquivo pessoal Levi Freire Jr.
 Veja o vídeo: Aqui


Queridos,

Vocês não imaginam minha alegria ao ver nossa profissão, Guia de Turismo, em destaque e principalmente pela forma como foi abordada pontuando-se a importância da formação, qualificação, certificação, credenciamento no Ministério do Turismo e sua legalidade.



Foram 04min e 38 segundos entre reportagem e entrevista no Jornal televisivo, JL 1 da TV Liberal, afiliada da Rede Globo. Participaram da reportagem os guias de Turismo Ediara Costa e Marco Romero, Credenciados pelo Ministério do Turismo e associados ao Singtur/PA – Sindicato dos Guias de Turismo do Estado do Pará.

Guia de Turismo Ediara Costa. Foto: Reprodução da reportagem. 


Guia de Turismo Marco Romero. Foto: Reprodução da reportagem. 


Na entrevista, Francisco Rocha, representando a Abav – Associação Brasileira das Agências de Viagens – PA, falou da importância de se contratar um guia de Turismo Credenciado pelo Ministério do Turismo em viagens Regionais, Nacionais e Internacionais, além da necessidade da formação e da certificação para desenvolver esta profissão que é regulamentada pela Lei federal 8.623/1993. Ao ser interpelado como e onde fazer o curso de Guia de Turismo, Francisco Rocha informou e indicou as instituições autorizadas a oferecer o curso que em Belém do Pará são o Senac/PA e IFPA.

Francisco Rocha - Abav/PA. Foto: Reprodução da reportagem. 


Este é um dos resultados das várias ações que estamos realizando no Estado do Pará com o escopo de moralizar, legalizar e ratificar o respeito aos profissionais de fato e de direito, e contribuir para que os direitos de turistas e consumidores não sejam violados! 

 Confira algumas ações desenvolvidas pelo Singtur/PA: 

Saiba Mais: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com.br/2013/06/sindicato-dos-guias-do-para-faz.html.
Foto: Singtur/PA


Levi Freire Jr, representando o Singtur/PA na posse da nova diretoria da Abav/PA.
Saiba mais: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com.br/2013/09/posse-da-nova-diretoria-da-abavpa-by.html

Fabio, Gracirema e Levi - Dia do Guia de Turismo com Café da Manhã.
Saiba mais: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com.br/2013/05/cafe-da-manha-10-de-maio-dia-do-guia-de.html

Fábio Romero, Levi Freire Jr  em visita as obras do Terminal Fluvial. Saiba Mais: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com.br/2013/09/visita-as-obras-de-reforma-e-adequacao.html


 
Nunca é demais lembrar que quem exerce a profissão, sem possuir os requisitos previstos em lei, comete os crimes de exercício ilegal da profissão & Falsa identidade. Saiba mais: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com.br/2013/06/viaje-tranquilo-viaje-com-um-guia-legal.html


Os Guias de Turismo Fábio Romero e Levi Freire Jr  em São Paulo na Feira das Américas - Abav - 2013
 Saiba mais: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com.br/2013/09/os-guias-de-turismo-levi-freire-jr.html














domingo, 6 de outubro de 2013

TAP Confirma Voo Belém / Lisboa! By Levi Freire Jr

 Excelentes Notícias!O Norte do Brasil volta a ter voos internacionais!

Fotos Google Images. Montagem: Levi Freire Jr.

Em Setembro a TAM confirmou vou Belém/Miami/Belém que começará a operar em Fevereiro de 2014. 

Agora é a vez da TAP! É isto mesmo! O Tão esperado voo para a Europa foi confirmado e começará a operar em Junho de 2014. Inicialmente terá frequência de três voos semanais (Domingos, Terças e sextas), e a rota será Lisboa/Manaus/Belém/Lisboa. Para o nortista/Amazonida já é uma grande vitória, pois, para viajar para a Europa precisamos sempre nos deslocar para grandes centros como São Paulo, Rio, Brasília, Fortaleza.

Levi  Freire Jr. Aeroporto de Portela -Lisboa - Portugal


Saindo de Belém o tempo de viagem até Lisboa será consideravelmente reduzido! O voo sairá de Belém às 19h10min chegando a Lisboa às 6h45min do outro dia, horário local (Fuso horário de + 4horas). Tempo de voo entre a capital Paraense e Lisboa será de 7h35min.

Contudo, os voos de Belém para a Europa e Estados Unidos não são novidades, no inicio do Século XX (década de 1930) com o surgimento das companhias aéreas, Belém fez parte desta rota internacional, como exemplo a Panair do Brasil. A Varig na década de 1950 e 1960 voava diretamente para a Europa, uma das empresas de turismo de Belém do Pará que se consolidou, na época, com os famosos “Bailes de Debutantes” no cassino Estoril em Portugal foi a Lusotur que possuía voos diretos e exclusivos.

Para os Estados Unidos a Varig começou a operar na década de 1990, tive a oportunidade de voar para Miami pela Varig em 1998 e 1999 nos voos RG 803 e RG 804.  Voei para Miami com a TAM, mas esta retirou o voo direto colocando uma “escala” que na realidade é uma conexão em Manaus.

Levi Freire Jr. Collins Avenue - Miami - Flórida - USA.


Esta vitória para o turismo Paraense não é apenas possibilidades de crescimento do turismo internacional na região, mas a ratificação da vocação que o Pará e o norte do Brasil sempre tiveram em receber e em enviar turistas de/para o exterior.  Estes voos são um resgate de nossa história, com eles a possibilidade de revivermos os momentos áureos em que os navios vindos da Europa e Estados Unidos chegavam cheios de pessoas e de novidades.

Nos bastidores, existem burburinhos... outras empresas como a Avianca e Quatar estão estudando a possibilidade de operar a partir de Belém! Será? Espero em breve poder anunciar este boato como sendo verdade.

E assim, o aeroporto de Val de Cães volta a fazer "jus" de seu título de Aeroporto Internacional de Belém.

Então, Vamos Conhecer Portugal? 

Levi Freire Jr. Torre de Belém- Lisboa - Portugal 

Levi Freire Jr. Oceanário de Lisboa

Os Guias Bruno Fernandes e Levi Freire Jr. Lisboa Portugal 


Referências Bibliográficas:
Disponível em: <http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=134938>. Acesso em: 05 Outubro 2013.
Disponível em: <http://www.aviacaocomercial.net/panair.htm>. Acesso em: 05 Outubro 2013.
Disponível em: <http://lusotur.com.br/aempresa.htm>. Acesso em: 05 Outubro 2013.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...