Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

domingo, 29 de setembro de 2013

Idosa é arrastada pelos corredores de um shopping em Salvador - Bahia! By Levi Freire Jr



Queridos amigos,

Me desculpem compartilhar este "Post", entretanto, como operador do Turismo e operador do Direito não posso ficar omisso as cenas que vi, e como estou em Belém o mínimo que posso fazer, neste momento, é externar  através do meu blog e das redes sociais toda minha I N D I G N A Ç Ã O!


É simplesmente um absurdo! É revoltante, indignante ver um ser humano, principalmente se tratando de uma IDOSA e mulher ser tratada desta forma vergonhosa!
 
SE ela tivesse cometido algum delito, fato que ainda não foi esclarecido pelo Shopping Salvador, que ainda não se pronunciou oficialmente, esta não é a forma de abordagem e por se tratar de uma idosa e MULHER deveria ao menos ter sido conduzida por UMA segurança e não por dois homens do porte do que vimos nas imagens!

A Dignidade desta Senhora foi seriamente violada!

Independente de qualquer motivo está visivelmente claro que estes dois seguranças não estão preparados para conduzir situações conflituosas ou estressantes. Além da Agressão cometida contra a idosa um dos seguranças ainda agride a moça que está filmando toda a ação, quase quebrando a câmera e ao final ainda bate grosseiramente a porta.

A culpa é sim do shopping que no mínimo não fornece o treinamento adequado a estes seguranças ou não investe na constante capacitação! Espero que os shoppings tomem este fato como exemplo e invista mais em seu quadro de funcionários, dando enfoque a relação interpessoal. 

Aqui em Belém já presenciei e fui obrigado a intervir em uma agressão que estava sendo cometida pelos seguranças contra uma travesti, simplesmente pelo fato de ser uma travesti.

 Quanto ao que vimos na filmagem, o mínimo que o Salvador Shopping poderia fazer é demitir os seguranças e a seguir investir em treinamentos de forma a não acontecer mais situações acintosas, delituosas como estas. Meu Protesto: Não coloco mais os pés neste Salvador Shopping!



 Referências e fontes:
<http://www.bahianoticias.com.br/index.html> Acesso em 29 Setembro 2013

Celebrando a Vida e a Felicidade na Ilha do Mosqueiro! By Levi Freire Jr


Levi Freire Jr e Izabel Oliveira
Entenda: A Vida é simples! A felicidade tão almejada reside nesta simplicidade! Em um sorriso, em um gesto, em um lugar! Na cumplicidade de uma amizade, no respeito de um olhar, em um abraço inesperado, nas entrelinhas de uma lágrima, dos sins e dos nãos, das vitórias e até da frustração.

A felicidade reside em coisas bobas e não tão sérias, reside na verdade de um amor que nos faz viver em união, às vezes sim às vezes não! Bel, Obrigado pelos 22 anos de uma amizade simples e feliz! Te amo! Levi Freire Jr.

Levi Freire Jr na Tradicional Tapiocaria na "Vila" do Mosqueiro. 


Leia mais sobre a ilha do Mosqueiro: Aqui

Praia do Chapéu Virado. Foto: Levi Freire Jr

Pescada. Foto: Levi Freire Jr

Praia do Chapéu Virado. Foto: Levi Freire Jr

Praia do Chapéu Virado. Foto: Levi Freire Jr

Praia do Chapéu Virado. Foto: Levi Freire Jr




sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Restaurante Pandegua em Belém do Pará By Levi Freire Jr

Restaurante Pandegua. Foto: Levi Freire Jr.


Olá Gente! Estive em um restaurante em Belém do Pará com ambiente acolhedor, climatizado (importante! Belém é quente!), Wi-Fi, bom atendimento, comida boa e preço Justo. O único senão foi o suco de goiaba, achei o preço “salgado”, muito fino e sem sabor.  

Opções variadas no cardápio. Para o almoço pratos executivos a R$ 16,00 reais.  Escolhi um “genérico” do famoso peixe “filhote” que segundo o garçom Junior chama-se Panguci.


Levi Freire Jr. Almoço executivo no Pandegua.

Quem quiser conferir o restaurante Pandegua está localizado na Rua dos Mundurucus, 2300, Batista campos entre Generalíssimo Deodoro e Quintino, anexo ao Tênis Clube do Pará.  Telefone: 91 – 3352-1284. 

Entrada Restaurante Pandegua. Foto: Levi Freire Jr.



A Qualidade e Preços dos Hortifrutigranjeiros no Centro-Sul Brasileiro By Levi Freire Jr


Levi Freire Jr e Dina Nascimento. Brazlândia/DF. Foto: Arquivo Levi Freire Jr. 

Texto & Fotos: Levi Freire Jr.


Já tinha até esquecido o quão saboroso e de qualidade são as hortaliças do Centro- Sul Brasileiro (Veja "post” sobre Brazlândia aqui)  . Se não bastasse a qualidade, ainda temos o preço que é inacreditável, pelo menos para mim que sou do norte do Brasil.

Em minhas andanças pelo Centro-sul percebi que existe uma grande “acessibilidade” em adquirir frutas, legumes e verduras, pois, encontramos com facilidade feiras livres e os chamados sacolões que podem ser fixos ou ambulantes. Os Sacolões surgiram na década de 1980 através do Programa de Abastecimento Urbano em parceria com a Iniciativa Privada com o escopo de melhor atender a população de baixa renda.

Levi Freire Jr  - Brazlândia/DF

Resumo histórico das fases de abastecimento dos Hortifrutigranjeiros:
“A década de sessenta marcou o inicio de um planejamento. A década de setenta representou a fase áurea. Nos anos oitenta tivemos a agonia e desmonte do Sinac. Em seguida, ocorreram 17 anos (1988 a 2005) quando o Governo Federal simplesmente ignorou o comércio de hortícolas.  Agora, estamos vivendo um momento raro de apoio para as Ceasas e que deve ser aproveitado ao máximo.” Extraído de: http://www.ceasa.gov.br/dados/publicacao/pub43.pdf 
 
Levi Freire Jr - Mercado Municipal - Morangos. São Paulo/SP. Foto:  Fábio Romero.


O momento de apoio para as Ceasas que é citado acima é em decorrência da publicação da Portaria nº 171 de 24 de Março de 2005 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que instituiu o PROHORT - Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro com o escopo de propor uma interação entre os Estados, Municípios e agentes da cadeia de produção e distribuição, e que determina o fomento e desenvolvimento através de iniciativas como: Desenvolver e Integrar Bancos de Dados; Modernizar os Processos de Gestão; Estimular a Agregação de Tecnologia à Produção; Adequar e Modernizar a Infraestrutura; Estimular a Integração com as Universidades.

“A Central de Abastecimento (Ceasa) do Distrito Federal, com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), inicia nesta quinta-feira (26) a Campanha de Incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras. O objetivo é sensibilizar os agentes de abastecimento das Ceasas e a população em geral sobre a importância de uma alimentação adequada e saudável, com foco no aumento do consumo de frutas, legumes e verduras. Em outubro, será a vez das Centrais do Rio Grande do Sul, de Pernambuco e da Paraíba.” 
"Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o consumo médio de frutas, legumes e verduras (FLV) pela população brasileira é inferior à metade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, o ideal é consumir pelo menos 400g/dia. Mas a participação diária de FVL na dieta dos brasileiros chega a 132 gramas, segundo o IBGE. Este cenário, associado a maior aquisição de alimentos industrializados e à baixa prática de atividade física, tem impacto direto na saúde dos brasileiros, contribuindo para o aumento da prevalência de excesso de peso e das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), principalmente das doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de neoplasias." Extraído de: http://www.ceasa.gov.br/index.php?pag=18&not=422
 
  
Os Hortifrutigranjeiros aqui no Pará não são nada baratos e comparados com a qualidade que encontramos no Centro-sul fica muito a desejar.

Levi Freire Jr - Goiânia/ GO


Sou totalmente leigo no que tange a agricultura, mas creio que talvez os preços altos por aqui pela Amazônia, usando de eufemismo para o assunto, sejam o solo que é pobre em nutrientes, muitas chuvas, o longo percurso entre os agricultores e o consumidor final e a falta de interesse em estabelecer campanhas que versem sobre a necessidade de hábitos mais saudáveis com a ingestão frutas, legumes e verduras. Contudo, uma campanha como esta iniciaria, sem dúvidas, com a redução dos preços dos Hortifrutigranjeiros e melhoria de sua qualidade.


Referências Bibliográficas:

Portaria nº 171 de 24 de Março de 2005 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: <http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/consultarLegislacao.do?operacao=visualizar&id=11486> Acesso em: 26 Setembro 2013.

MANUAL I Breve História do Sistema de Ceasas no Brasil (1960 a 2007): <http://www.ceasa.gov.br/dados/publicacao/pub43.pdf> Acesso em: 26 Setembro 2013.


Conab apoia campanha para motivar consumo de frutas, legumes e verduras (26/09/2013): <http://www.ceasa.gov.br/index.php?pag=18&not=422>  Acesso em: 26 Setembro 2013. 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Posse da Nova Diretoria da Abav/PA By Levi Freire Jr

Levi Freire Jr com a nova Presidente da Abav/PA, Nara Nery e Socorro Graça que compõe a nova Diretoria. Foto: Arquivo Levi Freire Jr.  

Na noite da última 4ª fera, 25. 09.2013, estive num coquetel muito agradável, posse da nova diretoria da Abav/PA para o Biênio 2013/2015.  A nova Presidente é Edna Maria de Lacerda Rocha e sua Diretoria: Rose Larrat, Francisco Rocha, Sayonara Nery, Carlos Wanzer, Socorro Graça, Tânia Urbinati, Joacyr Rocha, Samir Harman, Evandro Bonna, Daniel Melo, Alex Silva, e Terezinha Yamada.

Nova Diretoria da Abav/PA. Foto: Arquivo Levi Freire Jr.  

Além de me emocionar com o discurso da nova Presidente Edna Rocha que ao finalizar citou frase de Thomas Edison: “o trabalho é 1% de inspiração e 99% de transpiração”, provocando o trades turístico, “portanto mãos a obra, conto com todos vocês”, me emocionei com a despedida de Rose Larrat que se emocionou com a homenagem de reconhecimento de seu trabalho nos últimos anos.

 Edna Rocha e Rose Larrat. Foto: Arquivo Levi Freire Jr.  

Foto: Extraída Facebook Abav/PA



Muitas emoções aparte, a nova diretoria da Abav/PA se apresentou de forma muito simpática e com a proposta de fazer uma gestão cada vez mais próxima do Trade turístico, o que para nós Guias de Turismo do Pará é uma perspectiva e expectativa de ajustes na relação guias & agências, ratificando parcerias.


Foto: Extraída Facebook Abav/PA



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Visita às obras de reforma e adequação do terminal hidroviário de Belém By Levi Freire Jr.

Os Guias de turismo e empresários Fabio Romero, Levi Freire Jr com Jornalistas e demais membros do Trade Turístico. Foto: Arquivo Levi Freire Jr. 

 
Texto e fotos: Levi Freire Jr.


Boas Notícias para o turismo do estado do Pará.

Representando o Singtur/PA – Sindicato dos Guias de Turismo do estado do Pará, os guias de turismo Levi freire Jr, Fabio Romero e Regina Caracciolo visitaram na manhã desta 2ª feira, 23 setembro, as obras do Terminal Hidroviário de Belém no armazém 09 da CDP- Companhia Docas do Pará. Na visita técnica estiveram presentes os demais membros do “Trade” turístico do Pará, dentre eles o Secretário estadual de Turismo Adenauer Góes, o recém nomeado presidente da Paratur Marcelo Mendes e empresários.

Levi Freire Jr em Visita às obras de reforma e adequação do terminal hidroviário de Belém. Inauguração prevista para Janeiro de 2014. Foto:  Fátima Leite.

Quem nos conduziu durante toda a visita foi o Sr. Abraão Benassuly, presidente da Companhia de portos e Hidrovias do Pará – CPH. De acordo com Benassuly, o terminal que tem um investimento de R$ 15 milhões de reais terá dois andares, térreo e superior). A parte inferior está destinada ao embarque e desembarque de passageiros e na parte de cima funcionarão instituições/órgãos como: Polícia Federal, Receita Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Levi Freire Jr acompanhando as explicações de Abrão Benassuly que está ao lado do secretário Adenauer Góes apresentando a obra aos membros do Trade de Turismo do Pará. Na esquerda  da foto de camisa azul o novo presidente da Paratur, Marcelo Mendes.

Planta Baixa do terminal hidroviário de Belém. Foto: Levi Freire Jr.
Na planta baixa constatamos que serão construídos 10 guichês para a venda de passagens, atualmente operam no antigo porto 4 empresas, ou seja, estão sendo construídos 6 guichês a mais por vislumbrar um crescimento do turismo receptivo. Também estão reservados espaços para o CAT – centro de Apoio ao Turista, Delegacia de Imigração – Delemig  o que facilitará o embarque e desembarque de turistas estrangeiros,  Juizado da Infância e juventude.


Levi Freire Jr,  Adenauer Góes e demais representantes do trade turístico acompanhando as explicações de Abraão Benassuly.  Foto: Arquivo Pessoal Levi Freire Jr.
É notório que atualmente sempre na chegada de uma embarcação o trânsito na Avenida Marechal Hermes para, neste sentido, um dos questionamentos do Singtur/Pa em reuniões  que antecederam a execução do projeto foi o equacionamento desta confusão, além da preocupação  que norteia nosso trabalho de guias de turismo: a segurança  de nossos passageiros/Turistas. Nesta guisa, o novo porto terá uma área exclusiva para o embarque e desembarque.

Visita às obras de reforma e adequação do terminal hidroviário de Belém. Foto: Levi Freire Jr.


O ambiente será um espaço no mesmo padrão dos modelos aeroportuários, ou seja, refrigerado, com poltronas confortáveis, caixas eletrônicos, guarda-volumes, revistaria, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiências e postos de serviços, cooperativa de táxis, lanchonetes, farmácias e restaurantes, entre outros serviços.

“Este é um equipamento que vai ter uma importância muito grande nesse processo de organização do turismo. A cada passo dado como este, nós avançamos no sentido de fortalecer o turismo como uma atividade econômica importante para o crescimento do Estado. O propósito da visita é justamente o setor vislumbrar como está o andamento do projeto, e até mesmo, apontar ou sugerir algumas possibilidades”, frisou Adenauer Góes. (extraído de http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=136054)



A ideia não é criar simplesmente um porto, mas um ambiente de lazer para a população. De acordo com Abrão Benassuly a previsão de entrega do Terminal Hidroviário de Belém à população é 12 de janeiro de 2014, data do aniversário da cidade, sendo este o desejo do Governador Simão Jatene e para que isto aconteça existem várias equipes que se revezam em três turnos.

Visita às obras de reforma e adequação do terminal hidroviário de Belém. Foto: Levi Freire Jr.

Visita às obras de reforma e adequação do terminal hidroviário de Belém. Foto: Levi Freire Jr.

Levi Freire Jr em visita às obras de reforma e adequação do terminal hidroviário de Belém. Foto:  Fátima Leite.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ponte Salvador - Itaparica By Levi Freire Jr

Extraído de : www.pontesalvadorilhadeitaparica.ba.gov.br
  


Texto: Levi Freire Jr.
Fotos: Site Ponte Salvador-Itaparica & arquivo Levi Freire Jr

Este Por certo é um dos projetos esperados pelos baianos, desde 1960. Já se vão alguns anos desde minha visita a este paraíso bem próximo a Salvador, apenas alguns minutos de travessia da Baía de Todos os Santos.

Um dos motivos que me desencorajam a revisitar a ilha, a qual estive com meu pai e meus irmãos, é o desconforto de enfrentar filas quilométricas para o “Ferry – Boat”, que durante as épocas de feriados podem demorar entre seis e dez horas de espera.

Parece que existe uma “luz do outro lado da baía de todos os santos” para aqueles que precisam fazer a travessia Salvador – Itaparica – Salvador, trata-se de uma ponte que ligará a ilha ao continente, ao menos é o que afirma o site oficial da “Ponte Salvador- Itaparica” que já apresentou até seu vídeo Institucional: Aqui


De acordo com o Site Oficial a Ponte faz parte de um plano de desenvolvimento socioeconômico do Governo do Estado da Bahia que tem com principal escopo fomentar, otimizar e dinamizar o eixo litorâneo sul que possibilite o surgimento de um polo industrial e logístico na RMS – Região Metropolitana de Salvador. Ainda de acordo com o site   2013  é o ano para estudos de sondagem, engenharia, impactos ambientais ( EIA – Estudo de Impacto Ambiental/ RIMA – Relatório de Impacto Ambiental) e urbanísticos,  estando o edital para construção e concessão previsto para o primeiro trimestre de 2014.

Extraída de www.pontesalvadorilhadeitaparica.ba.gov.br

O vídeo institucional afirma que além da ponte é apenas o centro do projeto e terá 12 km de extensão, sendo a 23ª do mundo e 2ª maior da América Latina, além da ponte compõe o projeto a duplicação da BA-001, duplicação da ponte do funil e duplicação da BA-046 no trecho entre Nazaré e Santo Antonio de Jesus, passando por Castro Alves até o entroncamento da BR-116 com a BR-242.  Mas o vídeo também afirma: "com o aprofundamento dos estudos de sondagem, engenharia, impactos ambientais e urbanísticos, algumas modificações poderão surgir".

Levi Freire Jr - Farol da Barra - Salvador - Bahia. Foto: Taciana Oliveira.

 “Mais do que uma ligação entre salvador e a ilha de Itaparica, a  ponte é um abraço no recôncavo e um passo decisivo para o desenvolvimento de todo o estado”. Frase extraída do vídeo institucional elaborado pela Secretaria Estadual do Planejamento.  

Já comecei a pensar em revisitar a Ilha de Itaparica, sem filas para as balsas fica infinitamente melhor! Só espero que não seja como o metrô de Salvador que já está em construção a mais de uma década.  



Referências Bibliográficas:


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Parque do Ibirapuera – São Paulo By Levi Freire Jr.

Seja Bem vindo ao Parque do Ibirapuera que na língua indígena significa pau podre ou árvore apodrecida.  Levi Freire Jr.

Texto: Levi Freire Jr.
Fotos: Arquivo pessoal Levi Freire Jr.


É um dos parques urbanos da cidade de São Paulo, não é o maior, mas por certo é um dos mais procurados pelos residentes e pelos turistas. Aqui encontramos natureza, arte, tranquilidade, além da possibilidade de fazer atividade física.

O parque está localizado no bairro homônimo sendo um quadrilátero (possui quatro lados) possuindo em seu entorno quatro avenidas: Av. Vinte Três de Maio, Av. República do Líbano, Av. Quarto Centenário e Avenida Pedro Álvares Cabral, nesta última encontramos uma escultura em bronze de Pedro Álvares Cabral que nos recepciona logo na chegada. O monumento faz alusão ao “descobridor” do Brasil e apesar de ter sido inaugurado em 10 de junho de 1988 já marcou o início das comemorações dos “500 anos de descobrimento”. O Projeto é assinado pelo Arquiteto Agostinho Vidal Rocha, sendo que a escultura é de autoria de Luiz Morrone.

Levi Freire Jr no Parque do Ibirapuera. 

Na foto Levi Freire Jr  no Parque do Ibirapuera. Aqui encontramos uma escultura em homenagem ao “Descobridor do Brasil”. No Rio de Janeiro, no Largo da Glória a homenagem a Pedro Álvares é assinada por Rodolfo Bernardelli datada de 1900 em homenagem aos 400 anos de “descobrimento”. Em Lisboa na freguesia de Santa Isabel encontra-se uma réplica da estátua do Rio, sendo oferecida pelo governo brasileiro ao português em 1941.


A partir daqui nosso destino é o “Portão 3”, 10 minutos caminhando, com o objetivo de alugar bicicletas, no caminho um coral que estava ensaiando no auditório do Ibirapuera nos chama a tenção e paramos para prestigiar e conhecer mais de perto a arquitetura do prédio que é assinada por Oscar Niemayer e foi entregue em 2004 pela Prefeita Marta Suplicy. A obra durou cerca de um ano. Não podemos esquecer que o próprio Parque do Ibirapuera foi idealizado por Oscar e inaugurado em 21 de agosto de 1954 em comemoração ao quarto centenário da cidade.

Auditório Ibirapuera. Foto: Levi Freire Jr

Levi Freire Jr no Auditório Ibirapuera

Enfim chegamos ao Portão três e procuramos pelo ”bicicletário”, para alugar é muito simples bastando fazer um cadastro, apresentando o RG, CPF e fornecer um endereço residencial. Feito isto, você está pronto para pedalar pelo parque. O aluguel custa R$ 5,00 reais a hora e você paga ao entregar a bicicleta.

Levi Freire Jr. O aluguel de bicicletas no Parque Ibirapuera é feito próximo ao Portão 3.
O responsável pelo serviço é Flávio, R$ 5,00 a hora. 

A ciclovia possui 2.745 metros, excluindo-se os acessos. Foi construída em 2004 e passou por uma reforma em 2011. Na última reforma recebeu pintura especial que não deixa lisa mesmo quando molhada dando maior segurança. Ao pedalar você perceberá que a ciclo faixa é azul, mas nos trechos com maior circulação de pessoas, nos cruzamentos e perto de lanchonetes estão pintadas de vermelho.

Levi Freire Jr pedalando pelo Ibirapuera. Não deixe de fazer esta aventura, vale muito conhecer o parque sobre duas rodas, as distâncias ficam muito menores. O parque possui 1.584 km².

A ciclovia possui 2.745 metros, excluindo-se os acessos. Foi construída em 2004 e passou por uma reforma em 2011. Na reforma recebeu pintura especial que não deixa a pista lisa, mesmo quando molhada, dando maior segurança. Ao pedalar você perceberá que a ciclo faixa é azul, mas nos trechos com maior circulação de pessoas, nos cruzamentos e perto de lanchonetes estão pintadas de vermelho.

Imagem extraída de: http://www.parqueibirapuera.org/areas-externas-do-parque-ibirapuera/ciclovia-do-parque-ibirapuera/



Durante as pedaladas vá fazendo paradas para recuperar o fôlego e para perder também, diante da beleza do parque e das obras de arte que existem aqui. Dentre elas a réplica em bronze do Grupo Laocoonte, esculpido pela equipe de escultores,professores do Liceu de Arte e Ofício de São Paulo. O Original em mármore  encontra-se nos Museus do Vaticano, saiba mais: Museus do Vaticano - Laocoonte

Levi Freire Jr. Grupo Laocoonte no Ibirapuera.  

O Ibirapuera foi construído em uma região alagadiça, na época da colonização. Possui três lagos artificiais que são interligados entre si e que são abastecidos pelos córregos do Caaguaçu (canalizado) e do Sapateiro.

Levi Freire Jr no Parque do Ibirapuera - São Paulo - Brasil 

É num destes lagos que temos a composição mais bonita (em minha opinião) do parque: árvores, lago e a cidade ao fundo com sua majestade em “pedra”.  

Levi Freire Jr no Parque do Ibirapuera 


Referencias Bibliográficas:

< http://www.guaruja.sp.gov.br/turista/praias> Acesso em 15 Setembro 2013.
<http://www.auditorioibirapuera.com.br/> Acesso em 15 Setembro 2013.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...