Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

quinta-feira, 31 de março de 2011

União Européia (UE)

A UE advém da Comunidade Econômica Européia (CEE), fundada em 1957, pelo Tratado de Roma.


Hoje a UE é formada por 27 países europeus que participam de um projeto de integração política, econômica e social.


 
 
Objetivos da União Européia


  • Promover a unidade política e econômica da Europa;
  • Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus;
  • Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros;
  • Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;
  • Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento;
  • Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa 

domingo, 27 de março de 2011

Ver-o-Peso faz aniversário de 384 anos - Levi Freire Jr

Hoje, o Ver-o-Peso faz aniversário de 384 anos, ainda com o título de principal cartão postal de Belém. São quase quatro séculos presente no imaginário do paraense. Mais do que a face de Belém, o complexo do Ver-o-Peso é uma mistura dos mais variados personagens do cotidiano da cidade, por meio das mais distintas relações de trabalho e sabedoria.


 
É o pescador que chega antes do amanhecer para abastecer as feiras e supermercados da capital, o vendedor que compra o pescado para revender ali mesmo, na pedra do Ver-o- Peso ou no Mercado de Ferro; o dono da banca que fornece o peixe frito na feira, junto com o açaí que vem das ilhas e é distribuído para toda a Região Metropolitana.




Em meio a todo esse movimento, estão as vendedoras de ervas, que fornecem sabedoria popular, junto com banhos e perfumes para atrair sorte, casamentos, prosperidade e saúde.


É esta a economia que circula pelo Ver-o-Peso e que despertou a atenção da antropóloga Wilma Leitão, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ‘O Ver-o-Peso é o mundo do trabalho, não somente porque funciona 24 horas por dia, durante o ano inteiro, como também por apresentar diferentes relações de trabalho’, frisou a pesquisadora. Ela reuniu em um livro, intitulado ‘Ver-o- Peso: Estudos antropológicos no mercado de Belém”, a produção intelectual de diversos pesquisadores que voltaram os seus estudos para o principal cartão postal de Belém.




 
‘O Ver-o-Peso é um campo de estudos que sintetiza a felicidade para sociólogos e antropólogos. Nele podemos estudar os aspectos religiosos, políticos, sociais e culturais’, apontou. Apesar de ser o cartão postal que mais traduz a face de Belém a pesquisadora prefere não afirmar que todo belenense conhece o Ver-o- Peso. “O Ver-o-Peso está completamente no imaginário do belenense, mas isto não significa que todos os que morem em nossa cidade conhecem os componentes do Ver-o-Peso, que são as frutas, as ervas, os cheiros, os sabores; tudo o que define os nossos produtos regionais”.


Neste sentido, o Ver-o-Peso serve de objeto de estudo por concentrar num único universo regional produtos, costumes, formas de falar, de se cumprimentar, de negociar e se relacionar. “Tudo o que o pesquisador quiser tem ali”, brincou Wilma.


Para ela, o que difere o Ver-o- Peso das demais feiras livres que existem na América Latina não é a sua dimensão, e sim o hábito e os costumes que nele existem. “Uma característica bem comum é a prática de se falar que os produtos vendidos no Ver-o-Peso são os de melhor qualidade”, observou.


Esta pratica fortalece a confiança entre consumidor e feirante. “O consumidor que frequenta o Ver-o-Peso é habitual. Ele vai sempre lá. Praticamente só compra no Ver-o-Peso”. No aspecto da geração de renda - uma das particularidades levantada pela antropóloga - o Ver-o-Peso apresenta uma característica bem peculiar, que é a relação entre renda e escolaridade dos feirantes. “Muitas pessoas acreditam que aqueles trabalhadores estão ali porque não tem estudo. De fato, podem até não ter, mas no final do mês, se a gente for perceber, a renda deles é tão igual, muitas vezes superior, a de quem tem graduação. Querendo ou não,isto é uma particularidade”, analisou.


Por atender as necessidades de vendedores, consumidores e comerciantes, o Veropa, como também é chamada a feira livre, consegue se autorregular diariamente. “Um exemplo disto são as erveiras, que às vezes compram de mateiros e depois vendem para o consumidor direto e até para comerciantes”, observou.




Quanto ao artesanato vendido na feira do Ver-o-Peso, poucos são para consumidores. “Os produtos artesanais são vendidos para outros artesãos, que revendem o que encontram ao recorrer ao Ver-o-Peso para ter matéria-prima”, comentou Leitão.



Figuras

Neste cenário de autorregulação, relações socioeconômicas de hábitos e culturas, Wilma Leitão chama atenção entre os personagens que circulam diariamente pela feira do Ver-o-Peso. Um deles é o carregador, figura que, para a antropóloga, é conhecedora de técnicas e que transita por entre os mais diversos atores sociais.

“O carregador tem um papel fundamental para o abastecimento das barracas, além disso, serve aos consumidores. São trabalhadores que exercem um cargo de confiança tanto do peixeiro quanto do consumidor”, ressaltou.


Outro personagem é o feirantes, cuja paixão pelo local de trabalho se destaca.

“É comum a gente encontrar feirantes que dizem que o Ver-o-Peso é a vida deles. Com o que ganham lá, sustentam os filhos. Aprenderam com os pais a trabalhar na feira e hoje ensinam os filhos”, comprovou Wilma.


Outro personagem é a pessoa que vai regularmente à feira, e que ajuda aquele espaço a se renovar dia e noite.


Fonte: O Liberal

sexta-feira, 11 de março de 2011

You'll Love Israel From the First "Shalom" - Levi Freire Jr

 


You’ll love Israel from the first “Shalom.” Who can say “Shalom” more eloquently than Maya Weiser? She found her first love–dance–when she was six. She became a member of the Bat Sheva Dance Company, performing in the beautiful Susanne Lelall Center in Tel Aviv, and at New York’s Lincoln Center. Recently she found a second love–saving the animals–so she is studying animal science at Hebrew University. Her next love? A considerable number of young men have their hopes up. Meanwhile, she dances and lives with her cat in the same Tel Aviv apartment where her father grew up.

Israel. We hope to see you soon. Shalom!







quinta-feira, 10 de março de 2011

Toledo - Espanha - Levi Freire Jr








Pela Linda Lisboa - Levi Freire Jr



Levi Freire Jr desembarcando em Lisboa - Portugal
 

Bem Vindo a Lisboa!  
By Levi Freire Jr 


Lisboa é simplesmente fascinante e surpreendente, uma das cidades em que meu coração dispara e minha alma descansa assim que chego ao Aeroporto Internacional  de Portela.  



Lisboa encanta por preservar e manter forte sua ligação com o passado. Seus Palácios restaurados, suas magnificas igrejas e o famoso e imponente Castelo de São Jorge refletem a herança cultural da cidade. 



Os bairros de Lisboa são ecléticos, a cultura e a arquitetura distinguem esta capital de maneira única ao ser comparada com outras cidades europeias, tornando, ainda, esta capital um ponto de parada obrigatória em sua viagem ao Velho Continente.

  

Levi Freire Jr no Mosteiro dos Jerônimos - Lisboa - Portugal


A cidade "edificada" sobre sete colinas, com suas ruas  empedradas e estreitas, cheias de cafés em estilo art Noveau, faz nossa visita em Lisboa única. Os mais populares lugares de Lisboa estão situados: 



  • Nas imediações do Rossio e Praça do Comércio, na Baixa;
  • Na colina em Volta do Castelo de São Jorge, Alfama e Mouraria;
  • Nas imediações do Rio Tejo, Belém


Lisboa acolhe também um grande número de museus, alguns dos quais são: Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Museu Nacional dos Coches, Museu Coleção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea e Museu Arqueológico do Carmo. Mas Lisboa não é toda cultura e história, o Bairro Alto é o centro da vida noturna com vários restaurantes e bares onde a música tradicional melancólica Portuguesa, Fado, também pode ser ouvida.
Raphael e Levi Freire Jr  no Café A Brasileira no bairro do Chiado era onde vendia o genuíno cafédo Brasil,  foi fundado em 19 de Novembro de 1905, está situado na Rua Garrett, n.º 120-122, junto ao Largo do Chiado.



Em Lisboa também é local de compras, possui o maior centro comercial da Península Ibérica, o Centro Comercial Colombo com inúmeras opções de lojas. Para aqueles que preferem fazer compras nos mercados locais, há um mercado de pulgas fascinante ao Campo de Santa Clara. 
 
A melhor maneira de conhecer Lisboa é subindo e descendo as suas ruas estreitas, se perdendo para encontrar uma cidade fascinante.





Welcome to Lisbon!
By Levi Freire Jr


levi jr freire in the background the tower of Belem

Lisbon is simply fascinating and surprising, one of the towns where my heart races and my soul rests so I get to the Portela International Airport.
Lisbon enchants to preserve and maintain strong links with the past. His restored palaces, its magnificent churches and stately and famous castle of Sao Jorge reflect the cultural heritage of the city. 

Lisbon neighborhoods are eclectic, culture and architecture distinguish this capital in a unique way to be compared with other European capitals, making even this city a compulsory stop on his trip to the old continent. 

 
A city built on seven hills with its narrow cobbled streets full of Art Nouveau cafés make our visit in Lisbon unique . The most popular places located in Lisbon are:

Nearby Rossio and Praça do Comércio,  Baixa;
On the hill around the Castle of Sao Jorge, Alfama and Mouraria and
In the vicinity of the Tagus River, Belem

Lisbon also hosts a large number of museums, some of which are the Calouste Gulbenkian Museum, National Museum of Contemporary Art, National Coach Museum, Museum Berardo Collection of Modern and Contemporary Art and Carmo Archaeological Museum. But Lisbon is not all culture and history, the Bairro Alto is the center of nightlife with numerous restaurants and bars where the melancholy Portuguese folk music, Fado, can also be heard. 


Levi Ffreire Jr in the Monastery of Jeronimos



Lisbon is also the place of purchase, has the largest commercial center of the Iberian Peninsula, the Colombo shopping center with numerous shopping options. For those who prefer to shop in local markets, there is a fascinating flea market at Campo de Santa Clara.

The best way to discover Lisbon is going up and down its narrow streets, losing yourself to find a fascinating city.



 Travel Guide Lisbon video:


quarta-feira, 9 de março de 2011

Passaporte Brasileiro dúvidas frequentes - Levi Freire Jr



1- Novo Passaporte


O novo passaporte comum padrão ICAO, cor azul, foi implantado em todo território nacional. Atualmente a taxa para confecção do novo passaporte é de R$ 156,07.  (Veja Publicação sobre a novidade Chip eletrônico)

Obs: O titular do passaporte comum antigo, cor verde, poderá utilizá-lo regularmente até a data de vencimento constante na caderneta.


2 - Como solicitar passaporte
O processo de solicitação de passaporte inicia com o acesso ao endereço eletrônico www.dpf.gov.br. Nessa página, clique no link "Requerer Passaporte".


Na próxima página leia atentamente todas as informações e, após, clique no link "emissão do passaporte". Preencha o formulário com seus dados e ao final digite o código de segurança e clique em confirmar. Na nova página serão exibidos 03 (três) botões, inicialmente clique em "gerar protocolo", depois "gerar GRU" (guia para pagamento da taxa) e finalmente em "fechar". 

É obrigatório a presença do requerente na unidade do DPF, inclusive menor de 18 anos.

Obs.: Para impressão do PROTOCOLO e da GRU é necessário que o programa Adobe Acrobat Reader esteja instalado no computador. Caso não tenha instalado, na própria página tem link para a instalação do produto; 

retorne à página "Siga os seguintes passos para retirar seu Passaporte Comum - Padrão ICAO" e clique em "Clique aqui para obter informações sobre os postos de atendimento da Polícia Federal"; 

As coletas de fotografia, digitais e assinatura serão realizadas nas dependências do DPF, por meios eletrônicos.


3 - Prazo de Entrega
A unidade da Polícia Federal verificará os documentos e coletará os dados eletrônicos e será impresso protocolo onde constará a data provável da entrega do passaporte, que será de no máximo 6 (seis) dias úteis.
 

4 - Validade do Passaporte
A validade dos passaportes é de até 05 anos. Expirado o prazo de validade deverá ser solicitado novo passaporte.

O passaporte para menor de 4 (quatro) anos terá validade definida de acordo com sua idade, conforme abaixo:

Idade\Validade
1 ano
2 anos
3 anos
4 anos
5 anos
 0 a 1
   x




 1 a 2

    x



 2 a 3


    x


 3 a 4



    x

 +4




     x


5 - Passaporte com data de validade vencida
 Ao identificar que a validade de seu passaporte tenha expirado e você deseje solicitar novo, leia o item 02 acima. Você não precisa esperar até o vencimento do seu atual passaporte para solicitar outro.
 
6 - Renovação do Passaporte
O passaporte não poderá ser renovado, caso seja de interesso do cidadão, deverá ser solicitado novo.

7 - Procuração - Menores de 18 anos
Nos seguintes casos:
Quando se tratar de menor de 18 anos, será exigida autorização de ambos os genitores ou do responsável legal, Formulário de Autorização para Obtenção de Passaporte para Menor, salvo nos casos de cessação de incapacidade previstos em lei.

Em caso de menor sob guarda judicial de um dos genitores, não sendo possível o comparecimento do outro, ou sua autorização no Formulário de Autorização para Obtenção de Passaporte para Menor, será indispensável autorização judicial.
 
A autorização dos genitores, no formulário de autorização, poderá efetivar-se:

I - pela assinatura de ambos no formulário, na presença do servidor responsável pela conferência dos documentos;

II - comparecendo apenas um dos genitores, pela assinatura deste no formulário de autorização e:

a)   pela apresentação de certidão de óbito do outro genitor; 

b)   pelo reconhecimento, por autenticidade, da firma do outro genitor no formulário de autorização; 

c)   pela assinatura do outro genitor no formulário de autorização, transmitido via fac-símile, ou mensagem eletrônica, de outra unidade do DPF ou repartição consular brasileira no exterior, conferida por servidor da unidade transmissora devidamente identificado no documento; 

d)   pela apresentação de procuração pública específica, autorizando a emissão de passaporte para o menor, outorgada por um genitor ao outro, lavrada em repartição notarial no País ou repartição consular brasileira no exterior, com prazo de validade não superior a um ano.

-  Não sendo possível o comparecimento de nenhum dos genitores em unidade do DPF, o formulário de autorização deverá ser substituído por:

I -   procuração pública específica, autorizando a emissão de passaporte para o menor, outorgada por ambos os genitores a pessoa maior, lavrada em repartição notarial no País ou repartição consular brasileira no exterior, com prazo de validade não superior a um ano; 

II -   procuração pública específica, autorizando a emissão de passaporte para o menor, outorgada por ambos os genitores a pessoa maior, lavrada em repartição notarial estrangeira, acompanhada de tradução por tradutor juramentado e devidamente consularizada, com prazo de validade não superior a um ano.

-  No caso do item anterior, o menor será representado pelo procurador que deverá comparecer à unidade da PF, juntamente com o menor.
-  Os genitores, o responsável legal ou o procurador deverão comprovar a identidade mediante apresentação, em original, de quaisquer dos documentos enumerados no link "documentação necessária".

8 - Extravio / Furto / Roubo / Conservação
O Decreto nº 1.983, de 14 de agosto de 1996, determina:

"Art. 2º Passaporte é o documento de identificação, de propriedade da União, exigível de todos os que pretendam realizar viagem internacional, salvo nos casos previstos em tratados, acordos e outros atos internacionais.

Art. 33. É dever do titular comunicar imediatamente, à autoridade expedidora mais próxima, a ocorrência de perda, extravio, furto, roubo, adulteração, inutilização, destruição total ou parcial do documento de viagem, bem como sua recuperação, quando for o caso."

Nas situações acima elencadas o titular do passaporte deverá comparecer a unidade do DPF munido de documento de identidade e preencher o formulário "Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem".

9 - Renovação de Visto
A Policia Federal trata apenas de assuntos pertinentes ao passaporte comum brasileiro. Para renovação do visto, dirija-se à embaixada ou consulado do país que você deseja obter o visto.

10 - Passaporte com mínimo de 6 meses de validade
Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 06 meses de validade. Dessa forma, requeira novo passaporte antes do atual expirar, a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalização Imigratória do país de destino.

11 - Nacionalidade
11.1 - O requerente nascido no estrangeiro, filho de brasileiro(a) que estava a serviço do País, tem nacionalidade brasileira e deverá apresentar, além dos documentos enumerados no link "documentação necessária", Certidão de Nascimento lavrada no Livro "E" do Cartório de Registro Civil do 1o. Ofício.

11.2 - O indivíduo nascido no estrangeiro, filho de brasileiro(a) que não estava a serviço do País, é considerado brasileiro se foi registrado em consulado brasileiro no exterior. O requerente deverá apresentar, além dos documentos enumerados no link "documentação necessária", Certidão de Nascimento lavrada no Livro "E" do Cartório de Registro Civil do 1o. Ofício.

11.3 - O indivíduo nascido no estrangeiro, filho de brasileiro(a) que não estava a serviço do País, que não foi registrado em consulado brasileiro no exterior, poderá adquirir a nacionalidade brasileira se vier a residir no Brasil e exercer o direito de opção em processo judicial, após os 18 anos de idade. Neste caso, além dos documentos enumerados no link "documentação necessária", deverá apresentar Certidão de Nascimento lavrada no Livro "E" do Cartório de Registro Civil do 1o Ofício e cópia autenticada da sentença da Justiça Federal de opção pela nacionalidade brasileira:
  • Caso ainda não tenha atingido a maioridade, o requerente deverá apresentar apenas o registro de nascimento lavrado no Livro "E" do Cartório de Registro Civil do 1o. Ofício, ficando dispensado da apresentação de sentença de opção até atingir a maioridade.
  • A validade do passaporte, limitada ao prazo de cinco anos, será equivalente ao tempo restante para o requerente atingir a maioridade.
  • Atingida a maioridade, o requerente somente poderá obter passaporte comum brasileiro se vier a residir no Brasil e optar pela nacionalidade brasileira, devendo apresentar os documentos enumerados no link "documentação necessária".
  • Para o nascido no exterior antes de 04/10/1988 que não tenha optado pela nacionalidade brasileira até os 25 anos de idade, a expedição de passaporte fica condicionada à opção, que poderá ser requerida a qualquer tempo.
  • A opção de nacionalidade deverá ser pleiteada perante a Justiça Federal.

12 - Período Eleitoral
A apresentação de título de eleitor e comprovantes de votação será exigida do requerente que seja obrigado a se alistar e votar e, poderá ser substituída por apresentação de declaração da justiça eleitoral que ateste a quitação com as obrigações eleitorais.

A apresentação de comprovante(s) de votação ou justificativa da última eleição não supre a necessidade de apresentação de título de eleitor ou declaração da justiça eleitoral, em razão da necessidade de comprovação da Unidade da Federação de expedição.

O requerente que não tenha votado por inexistência de pleito entre a data do seu alistamento eleitoral e a data do requerimento do passaporte, fica dispensado de apresentar comprovante de votação, podendo apresentar apenas o título de eleitor ou declaração da justiça eleitoral que ateste o seu alistamento.

Dispensa-se a apresentação de título de eleitor e comprovante de votação para requerentes maiores de 70 anos.
 
13 - Regulamentação
A emissão de passaporte está regulamentada pelo Decreto nº 1983/96, com redação dada pelo Decreto nº 5978/06.

14 - Menor de Idade
O menor de idade deverá possuir passaporte próprio.
A validade do passaporte do menor de idade é de acordo com sua idade, conforme item 4 deste manual.

Preencher o campo CPF do Responsável no formuláriodo requerimento.

Os campos Profissão e Carteira de Identidade do menor poderão ficar em branco. Caso seja estudante, preencha a profissão como "Estudante".

É obrigatória a presença do menor no momento do requerimento do passaporte. 

15 - Preenchimento do Requerimento
O preenchimento da solicitação de passaporte é feito eletronicamente na página da Polícia Federal – PF, com respectiva impressão do protocolo e da guia de pagamento da taxa – GRU.
O requerente precisa ter instalado no microcomputador pessoal o programa Adobe Acrobat Reader e, caso não tenha, na própria página tem link para a instalação do produto;



Polícia Federal passa a emitir o passaporte com chip eletrônicos - Levi Freire Jr.


Polícia Federal passa a emitir o passaporte com chip eletrônicos. O novo documento de viagem visa a evitar fraudes e proporciona mais agilidade, praticidade e conforto aos brasileiros no Exterior. A tecnologia empregada permitirá sua utilização, no futuro, em portais automatizados de controle migratório.

Além do dispositivo eletrônico de gravação de dados, o passaporte conta com outros dispositivos de segurança: marca d'água, fundo invisível, fio de segurança, costura composta por três fios e tinta opticamente variável. O novo documento é parecido com o anterior, mas na capa tem o símbolo do chip e, na contracapa, o dispositivo que armazena as informações sobre o portador, como nome, foto e impressões digitais. A mesma tecnologia já é usada em países da União Europeia, Estados Unidos e Japão.




Facilidades

A maior diferença do novo passaporte vai ser sentida no desembarque internacional. Hoje, quando alguém chega com um passaporte eletrônico, o chip é lido por uma máquina. Os dados aparecem imediatamente na tela para serem verificados. As informações não precisam ser digitadas pelo atendente, poupando tempo. O passaporte eletrônico é praticamente imune a falsificações e começou a ser distribuído em dezembro do ano passado, num projeto piloto, em Brasília e Goiás, e gradativamente está sendo implementado nos demais Estados.

Quem possui o passaporte no modelo antigo não precisa requerer o novo enquanto ele estiver dentro do prazo de validade. A substituição ocorrerá gradativamente, na medida em que os documentos expirarem. O preço também não foi alterado ainda, e continua custando R$ 156,07.
Fonte: Portal RG

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...